domingo, 31 de janeiro de 2010

O QUE NOS DIZ A LEITURA DESSE TRECHO DO ÊXODO?

LEITURA - FRASE/CHAVE - DESMEMBRAMENTO - MENSAGEM - AÇÕES - COMPROMISSO

EXODO 32 O CORAÇÃO DO INTERCESSOR -32.11-14;30-34: Enfocando a honra de Deus,e não a sua própria, Moisés suplicou que Deus não destruísse Israel. A figura do Bezerro de ouro representa a impaciência dos hebreus e a intenção de louvar o Senhor à sua própria maneria,ao invés da maneira de Deus.O verdadeiro conhecimento de Deus afetará o nosso comportamento, pois Ele lida diferente do que com o mundo.

32.14 DEUS SE ARREPENDEU A cumplicidade do relacionamento entre Moisés e Deus é tão completa, que Deus arrependeu-se, mas sua decisão não foi totalmente desfeita, foi abrandada. ADÃO - EXPULSO DO ÉDEN; NOÉ - DILÚVIO; FAMÍLIA DE LÓ - A MULHER OLHA PARA TRÁS: ESTÁTUA DE SAL(PECADO),... Deus nos chama para sermos santos, separados para ele e para os seus propósitos. Ele quer que seu povo seja diferente em natureza e em caráter perante o mundo.

32.22,29 ARÃO: O POVO É PROPENSO PARA O MAL = FALTA DE LIDERANÇA Aqueles que pecam devem ser punidos. Se Deus não tivesse punido ele não teria sido fiel à sua natureza e pareceria ter tolerado o pecado. Deus governa o seu povo através de autoridade delegada. Toda autoridade procede de Deus. Deixar de confiar naqueles que Ele estabelece sobre nós é deixar de confiar em Deus.Não murmure contra a liderança espiritual. Ouça àqueles que Deus envia para nos falar e liderar, não oponha à sua liderança, faz parte do Projeto de Deus.

IDEM IDOLATRIA Ser idólatra é ir de encontro ao Projeto de Deus para a humanidade. Imagens, idéias, objetos quando adorados, rompem com os designos de Deus e desobedecem os seus mandamentos. Deus chama o seu povo à sabedoria. Sabedoria é aplicar a verdade e agradar a Deus. Não confie em sí mesmo para obedecer a Palavra de Deus. Dependa do Espírito Santo; Medite sobre os Dez Mandamentos para aprender a natureza moral e o caráter de Deus; Tenha temor a Deus; Não fique impaciente, confie no Senhor; Reconheça que o que recebeste é dom de Deus.

Ex 33:11 COMUNICAÇÃO FACE A FACE: Deus gosta de ouvir histórias. Ele gosta de ouvir as nossas histórias, mesmo nos conhecendo plenamente, Ele quer escutar o que temos para lhe comunicar. Deus é nosso Pai e amigo, o nosso relacionamento com Ele é individual e fraterno, pois nos ama em toda sua Plenitude. Abra o seu coração, a sua mente e todo o seu ser nos momentos de suas orações. Assim como Moisés, converse "face a face" com Deus, conte suas necessidades, seus anseios, suas lamentações, ... agradeça por suas vitórias e benções por Ele concedidas e esteja pronto a dar sua vida por Ele.

Nenhum comentário: