quarta-feira, 10 de março de 2010

A REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E A ECONOMIA


CONSULTOR: Rafael Jácome

        Com a expansão tecnológica ocorreu à expansão e o desenvolvimento das ciências, seja no campo genético, da medicina, da geração de novas fontes de energias, no sistema de transportes, entre outros. Este avanço está ligado à revolução tecnológica da informação, fruto exatamente do avanço da informática, radiodifusão, sistemas de satélites, internet, etc., - o que vem caracterizar uma nova rede mundial de informações que tem como alguns exemplos, as mudanças de padrões genéticos de DNA, do modo de pensar, de alimentar, de trabalhar, do entretenimento... É uma revolução que gradualmente muda o comportamento social, econômico e cultural da humanidade.

        A partir do crescimento da tecnologia de informação a globalização da economia tomou novos rumos, principalmente devido o acesso à informação nos dias atuais ser mais eficaz e veloz. Tendo por base a circulação das informações do mercado mundial, ela traz até nossas casas (o meio) todo o aparato mundial necessário para realizar um negócio. Tudo é facilitado e determinado pelas informações e conteúdos globalizados pelas leis da economia internacional. Hoje a concorrência está ao alcance das pessoas, onde inclusive a compra/venda de mercadorias é simplificada.

        Para controlar e melhorar este avanço tecnológico é preciso definir com precisão o papel das redes na economia global. Com a globalização é necessário um grau de organização capaz de fornecer sempre informações precisas, seguras, eficientes, para gerar as redes de economia mundial. Assim está acontecendo em todo o mundo. A Europa orfgazia-se na comunidade européia, instituindo a sua própria moeda, os Estados Unidos, México e o Canadá formam a ALALC, os países sul americanos criam o MERCOSUL, e demais sistemas de mercado e através da internet caracterizada pelo e-commerce, um dos grandes geradores de negócios do mundo contemporâneo.

DEUS É FIEL!                                                                                            Rafael Jácome

Nenhum comentário: