sexta-feira, 30 de abril de 2010

ARTICULAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL

Consultor Professor Rafael Jácome

        Para ocorrer o desenvolvimento local é necessário planejar as ações de políticas públicas, organizadas e não a qualquer custo, priorizadas de forma integradas entre os setores da esfera municipal e beneficiando equitativamente a população. O meio ambiente deve fazer parte das ações prevenindo problemas futuros que não tragam impedimentos para posteriores avanços, tornando o desenvolvimento também sustentável.

        Esta é a forma para que o desenvolvimento integrado e sustentável tenha sucesso em seu município. No atual modelo administrativo o gestor público não terá êxito se não buscar parcerias com o setor privado, com os demais níveis de governo (parceria intergovernamental), buscando a interação dos órgãos do próprio poder local (parceria intragovernamental) e com a sociedade civil, através da participação efetiva em todos os níveis dos seus cidadãos.

        Para promover o desenvolvimento local integrado e sustentável o gestor público municipal precisa adequar suas atividades de planejamentos observando os problemas locais enfrentados, identificando as soluções e os caminhos a percorrer, os recursos humanos, financeiros e políticos necessários, além da viabilização de outros recursos importantes para a integração das ações.

        Costumeiramente os especialistas em gestão afirmam que as articulações ocorrem no âmbito do Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Institucional; e na Organização Físico-Territorial e Gestão Ambiental. Entretanto, essa divisão serve apenas para facilitar a compreensão dos componentes utilizados para uma boa gestão pública. É bom reforçar que o planejamento das ações de políticas públicas não necessariamente precisam ser sofisticadas e difíceis, antes, seus componentes devem ter uma metodologia simples, mas de fácil aplicação e de bons resultados para a melhoria da qualidade de vida da população.

DEUS É FIEL!                 Rafael Jácome

Nenhum comentário: