segunda-feira, 5 de abril de 2010

DEUS É COMO O SOL!

Irmão Rafael Jácome

Não seja feita a minha vontade, mas a tua!" (Lc 22,42b)

        Todos lembram esta oração feita por Jesus no Horto das Oliveiras ao Pai e que deu razão à sua paixão, da qual veio a ressurreição. É um texto anterior declaro que foi a atividade mais cruenta de Jesus, pois exprime toda a sua intensidade e seu drama que se passou no seu íntimo. Revelou a ferida interior provocada pela repugnância profunda da sua natureza humana diante da morte que o Pai quis para ele. Mas Cristo não esperou esse dia para adequar a sua vontade à vontade de Deus. Ele fez isso durante toda a vida. Se essa foi à conduta de Cristo, essa deve ser a atitude de cada cristão. Também você deve repetir na sua vida.

        No mundo contemporâneo muitos reduzem esta frase a uma mera expressão de resignação, que se pronunciam quando não se pode fazer mais nada. Mas não é essa a sua verdadeira interpretação. Na verdade Jesus nos ensina que na vida podemos escolher uma destas duas direções: ou fazer a própria vontade, ou optar livremente por fazer a vontade de Deus.

        Quando escolhemos em fazer nossa própria vontade, sabemos dos prejuízos que ela provoca. Muitas vezes, ou sempre, são acompanhadas por decepções, frutos de escolhas limitadas, usando nossos próprios recursos, nossos pobres sonhos e contando somente com nossas forças. A partir daí, mais cedo ou mais tarde, virá a experiência da rotina de uma existência marcada pelo tédio, pela mediocridade, pelo pessimismo e, às vezes, pelo desespero. Apesar dos esforços de tornar tudo em algo interessante, mas não chegará a satisfazer nossas exigências mais profundas.

        Lembro-me que uma vez uma irmã me disse: “Deus é como o sol. Do sol partem muitos raios que atingem cada homem: representam a vontade de Deus para cada um. Na vida, o cristão, e também todo homem de boa vontade, é chamado a caminhar rumo ao sol, na luz do seu próprio raio, diferente e distinto de todos os outros. Assim realizará o projeto maravilhoso, pessoal, que Deus preparou para ele. Se também você agir assim, vai se sentir envolvido numa divina aventura, nunca sonhada. Você será ao mesmo tempo ator e espectador de algo grandioso que Deus realiza em você e, por meio de você, na humanidade.”

         Tudo o que Ele quer, ou permite, é para o seu bem. Não sufoque essa voz. É o tesouro mais precioso que você possui. Verá o que Deus pode realizar numa pessoa que diz com toda a sua vida: "Não seja feita a minha vontade, mas a tua!



DEUS É FIEL!                                                                        Rafael Jácome

Nenhum comentário: