sábado, 3 de abril de 2010

EM DEFESA DO CRESCIMENTO DAS COMUNIDADES DE BAIXA RENDA


Essas são algumas propostas em defesa do crescimento e desenvolvimento das comunidades de baixa renda. A luta é pela implantação através do Poder Executivo, defendendo políticas de Geração de emprego e renda .
Professor, consultor e autor: Professor Rafael Jácome

PROGERNAL – PROGRAMA DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA DO NATAL

O QUE É O PROGERNAL?

SERÁ O RESULTADO DO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA FIRMADO ENTRE O GOVERNO FEDERAL, A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS,  A PREFEITURA DO NATAL E PARCERIAS COM ORGANIZAÇÕES NÃO – GOVERNAMENTAIS (ONG’S)

A PROPOSTA:

1 - CRIAR FORMAS DE INCLUSÃO DOS INDIVÍDUOS NA SOCIEDADE;

2 - COMBATER A SITUAÇÃO DE DESEMPREGO E SUBEMPREGO DAS COMUNIDADES POBRES E PERIFÉRICAS, VIABILIZANDO A ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA DAS PESSOAS EXCLUÍDAS SOCIAIS ;

3 - GERAR OCUPAÇÕES PRODUTIVAS E RENDA, POTENCIALIZANDO TODOS OS RECURSOS E VOCAÇÕES ECONÔMICAS DA COMUNIDADE; E

4 - CAPACITAR OS EXCLUIDOS SOCIAIS (DESEMPREGADOS E/ OU SUBEMPREGADOS ) CONSTITUINDO-OS EM ORGANIZAÇÕES, EM EMPRESAS, ASSOCIAÇÕES E/OU COOPERATIVAS DE PRODUÇÃO DE BENS E /OU DE SERVIÇOS, COM COMPETITIVIDADE NO MERCADO.

A ESTRATÉGIA:

1• MOBILIZAÇÃO DE PARCERIAS;

2• INDICAÇÃO, PELA PREFEITURA DO NATAL, DA SECRETARIA - (ORGÃO DE REFERÊNCIA DO PROGERNAL);

3• CONHECIMENTO PRÉVIO DAS ÁREAS DE ABRANGÊNCIAS, IDENTIFICANDO OS PROBLEMAS, VOCAÇÕES E POTENCIALIDADES;

4• INSERÇÃO DO TRABALHO NUMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL;

5• CAPACITAÇÃO PARA ORGANIZAÇÃO DE PESSOAS E COMUNIDADES ATÉ ENTÃO EXCLUIDAS DO MERCADO DE PRODUÇÃO E CONSUMO;

6• A EFETIVAÇÃO DO MERCADO;

7• MOBILIZAÇÃO EM REDE DOS CAPACITADOS E SEUS EMPREENDIMENTOS PRODUTIVOS;

8• CAPACITAÇÃO PERMANENTE ( CURSOS PRESENCIAIS E ONLINE);

9• BANCO DE DADOS – INFORMAÇÕES GERENCIAIS E SOCIO-ECONÔMICO SOBRE O MERCADO, PRODUTOS, CADEIAS PRODUTIVAS, PRÁTICAS METODOLÓGICAS E TECNOLÓGICAS, PESQUISAS, PROJETOS DE INVESTIMENTOS VIÁVEIS, ALÉM DE DADOS DE INTERESSE DOS CAPACITADOS; E

1O• LEGALIZAÇÃO DAS EMPRESAS EM ATIVIDADES - PARCERIA COM JUCERN, SUPORTES FINANCEIROS/ LINHAS DE CRÉDITOS PARA FACILITAR O ACESSO ÁS INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO, DISPONIBILIZANDO EQUIPAMENTOS, INSUMOS E CAPITAL DE GIRO AS EMPRESAS CONSTITUÍDAS PELO PROGERNAL. O OBJETIVO É DAR SUSTENTABILIDADE E EXPANSÃO DOS EMPREENDIMENTOS.


PROJETOS ADICIONAIS

BALCÃO DE INSUMOS

O QUE É?

ÓRGÃO EXECUTIVO DO SISTEMA DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA DO NATAL - PROGERNAL, RESPONSÁVEL PELO ESTADO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DOS EMPREENDIMENTOS, ATRAVÉS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PRODUTIVO, FINANCEIRO COMERCIAL E A SITUAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURA DOS LOCAIS DE PRODUÇÃO E /OU SERVIÇO.

ESTRATÉGIAS

• APOIAR NO ACESSO AO CRÉDITO ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO ENTRE AS EMPRESAS ORIUNDAS DO PROGERNAL E AS AGÊNCIAS DE CRÉDITO POPULAR, PARA QUE ESTEJAM AO ALCANCE DESSES GRUPOS, PARA SUSTENTABILIDADE E EXPANSÃO DOS EMPREENDIMENTOS.

• VIABILIZAR O ACESSO AO CRÉDITO DE INSUMOS NECESSÁRIOS Á FORMAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA E DE CAPITAL DE GIRO AOS EMPREENDIMENTOS, CARÊNCIA DE 01 (UM ANO).

• ARTICULAR EM NÍVEL POLÍTICO INSTITUCIONAL, JUNTO ÁS DIVERSAS INSTÂNCIAS DO PODER EXECUTIVO E DO LEGISLATIVO, ASSEGURANDO UM MAIOR ACESSO AO MERCADO PELAS EMPRESAS CRIADAS E TAMBÉM AMPLIANDO AS VANTAGENS COMPETITIVAS DESSE NOVO SETOR DA ECONOMIA EM EXPANSÃO.

• AMPLIAR OS MECANISMOS DE CRÉDITO E OS RECURSOS DESTINADOS Á QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHADORES PARA A SUA ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA.

• IMPLEMENTAR A SUSTENTABILIDADE DOS EMPREENDIMENTOS GERADOS COM ASSISTÊNCIA TÉCNICA , TECNOLÓGICA, SISTEMA DE INFORMAÇÕES, CAPACITAÇÃO CONTINUADA.


CRIAÇÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL

DESTINADO A AMPLIAR A REPRESENTAÇÃO DA POPULAÇÃO E ASSEGURANDO A PRESENÇA DOS DIVERSOS INTERESSES PRESENTES NA SOCIEDADE. ESTE CONSELHO DEVERÁ SER FORMADO POR PESSOAS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, REPRESENTANTES DA CÂMARA DOS VEREADORES E POR REPRESENTANTES,  DE CADA UM DOS CONSELHOS JÁ EXISTENTES NO MUNICIPÍO (EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE, MEIO AMBIENTE, TRABALHO,...) E REPRESENTANTES NÃO – GOVERNAMENTAIS .

CONTATO:

RAFAEL JÁCOME -

Telefone: (84)3234-6080/ 8871-7435/9622-0805

Consultor Organizacional e de Negócios – Especialista em Capacitação Massiva.
Projetos da Organização das Nações Unidas – ONU/FAO em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional e Governos Estaduais. Dirigi os Projetos nos estados do RN, PB, PI, Distrito Federal, entre outros. Foram constituídas várias empresas oriundas dos Projetos.

Realização de consultorias nas duas maiores empresas de Cerâmica Vermelha do nordeste: A Cerâmica Simonassi e a Aliança – Alagoinhas no estado da Bahia. Desenvolvi trabalhos de implantação do Planejamento Estratégico e Organizacional. Entre outras conquistas: minimização de faltas nas segundas-feiras(Mito: cultura do baiano), aumento da produtividade, minimização da perda de material e implementação de reuniões setoriais.

Consultor e Gerente de Planejamento e Marketing da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU/STU-NAT;

Nenhum comentário: