terça-feira, 20 de abril de 2010

O ESTADO NASCENTE E AS AÇÕES IMPACTANTES

Irmão Rafael Jácome

        É práxis nos discursos dos bons oradores e pregadores enaltecer as ações impactantes na vida das pessoas. São elas que transformam as situações vividas em cada momento no contexto evolutivo do homem. Em cada fenômeno criado na humanidade, são estas ações que constituem novas segmentações nos movimento sociais, políticos, religiosos, culturais, sindicais, ... São geradores de uma nova ordem.

        Na história da civilização ocidental isto é muito presente, basta ver dentro do contexto do cristianismo, por exemplo,  nos movimentos monásticos, na Inquisição, na reforma protestante ou ainda em movimentos religiosos como o surgimento do islamismo e na propagação das seitas religiosas. Os grandes movimentos surgem quando no sistema social são amadurecidas as condições econômicas, sociais e culturais que provocam a efetivação do Estado Nascente. Max Weber utilizou a expressão Estado Nascente para definir o carisma dos movimentos em sua fase inicial.

        As transformações surgem a partir da idéia do indivíduo, desde uma simples experiência, do modo de ver o mundo e se relacionar com ele e na capacidade de mobilização do coletivo. O líder carismático, obsessivo, dinâmico e sagaz não produz sozinho o movimento transformador na humanidade.

        Do indivíduo advêm as ações impactantes que se tornam coletivas. Dois ou três se encontram, formam, organizam e começam a criar uma ação impactante em comum.  Assim ocorreram e ocorrem em todos os fenômenos históricos da humanidade, desde o simples fato do enamoramento (é o estado nascente de um movimento coletivo a dois) de um casal às lutas sindicais: algo se transforma de imediato e os envolvidos largam tudo para vivenciar a experiência.

        Quem não é envolvido por esta atmosfera de movimento brusco, imediato, explosivo, na qual o indivíduo sente uma mudança interior e diferente do seu comportamento anterior, não fará parte do processo. Isto acontece em todos os aspectos da vida do homem. Quando isto não mais ocorre, as pessoas são tragadas pelo próprio desafeto e abandonam os seus ideais.

        Quando aceitei Jesus Cristo como o meu único e suficiente Salvador foi impactante. Percebi a minha transformação e hoje continuo enamorado desta causa. Deus me dá o entusiasmo de dá glória ao seu Santo Nome e propagar a vinda de Jesus. As ações impactantes jorram como um bálsamo da fonte inacabável que vai preenchendo a minha vida de amor.

DEUS É FIEL!                                         Rafael Jácome

Nenhum comentário: