quinta-feira, 22 de abril de 2010

OS PERIGOS DA RIQUEZA

Irmão Rafael Jácome

        Certa vez um empresário novo convertido perguntou-me sobre a questão da busca do poder, especificamente o acúmulo de riquezas. Ele sempre foi um estudioso da economia global, compactuava com as idéias capitalistas e sobretudo da filosofia do “ter” sobrepujando o “ser”, caracterizando-o como um sujeito egoísta e personalista. A sua abordagem foi simples: “É pecado buscar a riqueza?”

        Talvez a sua grande dúvida era proveniente da forma como lhe foi apresentado o Evangelho. Quando aceitou Jesus como seu único e suficiente Salvador, ele freqüentou uma das igrejas propagadora do “Evangelho da Prosperidade”. Peguei a minha Bíblia e disse: “Amigo, eu vou ler um trecho da Palavra de Deus que não é preciso comentar absolutamente nada. São as próprias palavras que lhe darão o discernimento e a clareza para suas dúvidas,” Assim fiz:

        Os falsos mestres e os perigos da riqueza – “Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, 4é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, 5altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro. 6De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. 7Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. 8Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. 9Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. 10Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1 Tm 6.3-10)

        Finalizei convocando-o: “Coloque estas palavras em prática no seu cotidiano. São as suas atividades que vão lhe capacitar e esteja em unidade com o Deus Trino pois lhe será dado o discernimento.”

DEUS É FIEL!                                                                       Rafael Jácome

Nenhum comentário: