domingo, 11 de abril de 2010

PASTOR MANASSÉS UM BALUARTE DE DEUS NO TIMOR LESTE

Irmão Rafael Jácome


        Nesta sexta-feira (10) recebemos a visita do Pastor Marcos Barbosa da cidade de Bragança Paulista e um dos responsáveis pelo envio de obreiros evangélicos para países muçulmanos. Durante sua palavra ele declarou que veio a Natal para pagar uma promessa feita ao Pastor Manassés Soares Dias para agradecer a Igreja Assembléia de Deus do Rio Grande do Norte por tê-lo enviado como missionário ao Timor Leste.

        Em sua breve palavra ele confessou que devido a gravidez de risco de sua nora que teve de vir para o Brasil para as devidas observações para um parto seguro, escutou pela primeira vez os comentários das “proezas” do Pastor Manassés.

        Impressionado com o depoimento da nora, o Pastor Marcos começou a ter curiosidade em conhecer de perto o trabalho do missionário: “Eu a escutava e ficava pensando: será que tudo é verdade? As pessoas às vezes aumentam os detalhes. Preciso conhecer de perto” Pensava para si. Mas, surgiu uma oportunidade de visita a Indonésia, ele aproveitou para fazer uma visita ao seu filho e conhecer o pastor “famoso” no Timor Leste.

        Tentando ser claro e preciso no seu depoimento o Pastor Marcos contextualizou a realidade daquele país:

        Timor Leste (oficialmente República Democrática de Timor-Leste) é um dos países mais jovens do mundo, Sua capital é Dili, situada na costa norte. Conhecido por Timor Português, devido sua condição de colónia portuguesa até 1975, altura em que se tornou independente, tendo sido invadido pela Indonésia três dias depois. Permaneceu considerado oficialmente pelas Organizações das Nações Unidas como território português por descolonizar até 1999. Mas para a Indonésia era considerada como uma das suas provincias. Somente no ano de 1999 através de um plebiscito, os Timorenses optaram pela independência em referendo organizado pela ONU..

        Durante a ocupação da Indonésia ocorreu um grande massacre da população deste país. Estima-se em mais de 200.000 pessoas. Número expressivo levando em conta a população aproximada de 1 milhão e 100mil habitantes. Centenas de aldeias foram destruídas pelos bombardeios do exército da Indonésia. Sem exército, este país vivenciou uma enorme convulsão social, Em setembro de 1999 a ONU decidiu criar uma força internacional para intervir na região. O país estava totalmente incendiado e devastado. Grande parte da infra-estrutura de Timor-Leste havia sido destruída.

        O povo conviveu por mais de 30 anos de opressão e violência mas, cresceu no ímpeto da busca de liberdade. A heterogeneidade etnico-cultural é prontamente encontrada nas diversidades de seus dialetos, apesar do tétum e o português serem as línguas oficias do país, enquanto o indonésio e a língua inglesa são consideradas línguas de trabalho pela atual constituição de Timor-Leste. Geograficamente está situada no contexto dos países do sudeste asiático.

        Neste contexto os evangélicos eram fortemente perseguidos, principalmente devido a influência dos católicos romanos. As igrejas abandonadas, os pastores acuados, outros afastados e dispersados.

        Dentro deste cenário surgiu o Pastor Manassés. Enviado pela Assembléia de Deus do Rio Grande do Norte, através do seu Presidente Pastor Raimundo João de Santana, sua missão era propagar o nome do Senhor Jesus. Tarefa árdua e difícil!

        Durante o seu primeiro ano em Timor Leste ele pregou apenas para os seus familiares e enfrentou grandes perseguições espirituais por parte dos católicos. Sem medo de enfrentar estas dificuldades propôs realizar uma Cruzada, buscou apoio de outros pastores das diversas denominações e nenhum topou a idéia. No entanto, em torno a ele surgiram 25 pessoas que participaram desta Primeira Cruzada e aceitaram Jesus durante o evento. Foram as primeiras almas para jesus.

        Cerca de 80 pastores de outras religiões lhe deram as costas, zombavam e não acreditavam no seu trabalho. “Fui afrontado e riram de mim quando disse que fui enviado por Deus para implantar um projeto de salvação no país. Minha esposa e eu nos sentimos sozinhos, mas um dia ouvi a voz de Deus em meu coração perguntando se eu estaria disposto a pagar o preço para mudar a história daquela nação. Não tivemos dúvida e aceitamos o desafio.” Conta o pastor em seu depoimento.

        Antes de retornar ao Brasil o cenário havia se transformado. A presença de Deus era sentida em todas as atividades, e, em uma das cruzadas por ele realizada, numa das regiões mais violenta do país, Jesus derramou um poder sobrenatural com a conversão de cinco pessoas, as quais duas muçulmanas. O amor do Pai Eterno fortaleceu a sua igreja e todos podiam ver as maravilhas do Senhor, conforme conclui o Pastor Manassés:

        “Jesus está salvando, curando e batizando com o Espírito Santo na Ásia. Antes eu pregava para quatro pessoas (a mulher e os três filhos), mas o Senhor me fez levar a Palavra para setecentas, durante uma Cruzada. Neste dia quase trinta pessoas foram batizadas.”

        Portanto, agradeço a Deus, ao Pastor Manassés e a esta grandiosa Igreja pelos serviços prestados naquele país. Que Deus continue abençoando e fazendo novos missionários.

        Com estas palavras de agradecimento o Pastor Marcos despediu-se da Igreja, conclamando o chamado para que surjam missionários para os países muçulmanos.

DEUS É FIEL!                                                   Rafael Jácome



2 comentários:

Lígia disse...

Ola Rafael, boa noite!
Excelente o conteúdo do seu blog.
Gostei muito da 1ª aula do Curso de Gestão Pública Municipal, e espero que a turma realmente tenha interesse pelo assunto, pois é uma oportunidade única.
Abraços,
Lígia Gomes

Gleidson Antônio disse...

Pois bem falar sobre Manassés Soares é algo tremendo, um homem disposto a servir ao Senhor com toda a sua vida, com toda a sua alma e se não bastasse com tudo o que ele nem tem e exercitando a fé alcança para empregar no reino de Deus. este valente foi levantado para anunciar a Cristo sem perda de tempo. Louvo a Deus por ter convocado o Reverendo Manassés e mudar a realidade de um povo, uma pobre gente e assim influenciar toda uma nação. Oro ao Senhor para que outros possam se espelhar no testemunho de vida deste verdadeiro servo e dizer ao Senhor eis-me aqui!No demais sua família comprou também o projeto seus amigos investiram tempo de oração a Igreja do Senhor acreditou no negocio e o Senhor saio ganhando,ganhando almas e favorecendo seus servos valoros mediante a proclamação do evangelho em uma terra distante onde foi dito Só Jesus Cristo Salva! Parabéns Pastor Manassés, parabéns Rafael, parabéns leitor deste blog.