quinta-feira, 22 de novembro de 2012

REGIÃO NORDESTE REGISTRA O MAIOR ÍNDICE DE MORTES POR CAUSAS EXTERNAS VIOLENTAS

Por Rafael Jácome

A realidade da violência no país é percebida a todo momento, não precisa mais ler jornais ou assistir programas de televisão, na sua própria comunidade crimes são companheiros cotidianos. A situação pode ser denominada de "violência insustentável",  pois tomou conta do Brasil, a atingir o número alarmante de 50 mil mortes anuais decorrentes de homicidio, morte por agressão, bala perdida, assassinatos por invasão de terras, brigas de gangs, máfias das drogas, corrupções - e o que mais é diagnosticado nos dados estatísticos.
 
Para piorar, no início deste ano foi divulgado um balanço do Mapa da Violência Nacional realizado pelo Instituto Sangari com o respaldo do Ministério da Justiça, onde o mesmo afirmou que o autoextermínio no nordeste aumentou em 80%, sendo a população jovem a que se tornou mais violenta e atingiu o percentual de 92%. Em relação a morte por suicidio, o estado do Piauí, com a taxa de 8.7 para cada 100 mil habitantes, é o que apresenta o mais alto índice de suícidas jovens na região.
 
Um verdadeiro estado de ANOMIA social, diria Émile Durkheim. Os números estão aumentando e nos últimos meses os meios de comunicação do país, estão divulgando dados sombrios e alarmantes. Quais são os verdadeiros motivos para tantas mortes e genocídios? E o pior: por que tantos jovens procuram saídas no suicídio? Num dos meus escritos sobre os Valores no Mundo Contemporâneo (PESQUISAR NO BLOG), chego a afirmar, entre outras coisas,  que por falta de referencial na família e na sociedade muitos perdem a esperança e a confiança. Além disto, existe o descaso dos políticos e de suas promessas oficiais não cumpridas. A imprensa sensacionalista aposta na amargura da miséria, drogas e nas desilusões amorosas. É muito pouco. Os jovens e a população brasileira necessita reencontrar os verdadeiros valores da humanidade, tendo em vista que até mesmo os valores cristãos foram colocados por terra. Se há a busca pela essência, ela está no próprio homem. Não foi atoa que Deus enviou o seu próprio Filho, para redimir a humanidade de toda a ANOMIA.

A PAZ DO SENHOR.               Rafael Jácome

Nenhum comentário: