terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Famíla Herodiana

Por Rafael Jácome


 

Caminhando com um amigo ele se dizia confuso quando citavam o reinado de Herodes. Não entendia como uma pessoa permaneceu por tanto tempo no poder. Na verdade, tive que explicar que se tratava de pessoas e contextos históricos diferentes, porém pertenciam a uma mesma família  muito poderosa do sec. 1 a.C até ao ano 70 d.C.
Herodes Magno
 Rei da Judéia de 39 a 4 a.C. Foi ele quem reconstruiu o Templo de Jerusalém. Extremamente maluco, matou, num ataque de ciúme, a Mariane, sua mulher predileta, e três de seus filhos. Foi o pai de Herodes Antipas, que degolou João Batista, e avô de Herodes Agripa I, que matou Tiago à espada. Além de degolar todos os meninos de Belém, de dois anos para baixo (Mt 2.16),motivo pelo qual Maria e José fogem para o Egito. Depois de matar seu filho Antipar, morreu comido de vermes, em maneira semelhante a seu neto, Herodes Agripa I.
Herodes Arquelau - Mt 2.22.
Filho primogênito de Herodes Magno.
 
Herodes Antipas
Filho de Herodes o Grande. Tetrarca da Galiléia, uniu-se a Herodias, mulher de seu irmão, Mt 14.3. Degolou a João Batista, Mt 14.10. Foi ele que julgou Cristo, que Pilatos lhe mandara para esse fim, Lc 2. Foi tetrarca da Galiléia de 4 a.C a 39 d.C.
Herodes Agripa 1
Neto de  Herodes Magno . Reinou de 37 a 44 d.C. Matou Tiago, irmão de João, à espada, At 12.2. Morreu comido de vermes, At 12.23.3.8.
Herodes Agripa 2
Filho de Herodes Agripa I e bisneto de Herodes Magno. Julgou o apóstolo Paulo, At 26. Assistiu, do lado dos romanos, à tomada de Jerusalém por Tito, 70 d.C. Foi o último dos Herodes.

Nenhum comentário: