segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Jesus Escatológico

Por Rafael Jácome
 
       O que diz a Bíblia sobre o Jesus Escatológico? Ela cita que é em Jesus Cristo que cumpre-se todas as profecias pertinentes à consumação de todas as coisas, afim que seja implantado o Reino de Deus. Jesus representa o início e o fim, o Alfa e o Ômega, n'Ele está contido a plenitude do plano de Deus e Ele está assentado no trono de Davi, onde há de reinar para sempre.
 


        Isaías destaca a realeza escatológica de Nosso Senhor: "Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto" (Is 9.7).
Num momento de crise, o profeta Jeremias lembra do pacto estabelecido pelo Senhor com a casa de Jessé: "Porque assim diz o SENHOR: Nunca faltará a Davi varão que se assente sobre o trono da casa de Israel" (Jr 33.17).
         Daniel, em sua visão dos últimos dias, vê o Cristo receber de Deus todo o poder nos céus e na terra: "Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído" (Dn 7.13).
         As profecias do Antigo Testamento começaram a se cumprir rigorosamente no Novo. Anunciando o nascimento do menino Jesus, o anjo Gabriel lembra a Maria a aliança davídica: "Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai" (Lc 1:32).
          Relata João no Apocalipse: "E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre" (Ap 11.15). Mais adiante, destaca o evangelista o papel escatológico de Cristo: "Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, eleitos e fiéis" (Ap 17.14).

Nenhum comentário: