segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Saiba Planejar as suas Finanças

Por Rafael Jácome

       Como andam as suas finanças? Hoje é comum as pessoas estarem passando por "apertos financeiros" por falta de planejamento financeiro. Se você se encontra desta forma, ou preste a entrar em "parafuso", o  Livro de Provérbios nos traz vários ensinamentos a respeito da administração de dinheiro.
       Planejar nossas economias nos rende tranquilidade e paz.  A ausência do planejamento, ao contráro, gera ansiedades, confusões e dívidas. No capítulo 11, o versículo 15 nos aconselha: "Quem ficar como fiador de qualquer um acabará chorando. Será melhor não se comprometer." O versículo 24 nos alerta a termos equilíbrio, a sermos generosos e não econômicos demais, ou seja, avarentos.
           Dívidas e dificuldades na administração das finanças são a causa de muitos desentendimentos entre casais e até mesmo de separações. Por isso, procure fazer um bom planejamento financeiro. Anote suas entradas e saídas. Planeje com a sua família e envolva a todos na boa administração dos bens que vocês possuem. O versículo 29 diz: "Quem dirige mal a sua casa acaba sem nada. Quem não tem juízo será sempre escravo de quem é sábio."
         Administre bem o que você possui, ainda que seja pouco. Mas confie em Deus acima de tudo e seja honesto porque "Aquele que confia nas suas riquezas cairá, porém os honestos prosperarão como as folhagens." (Provérbios 11.28)
Ref. Bíblica: Provérbios 11.23-29

Nenhum comentário: