segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Renuncia do papa faz relembrar a profecia de São Malaquias


Por Rafael Jácome
 
     Recebí este email do amigo Valtemir Moura e como muitos  me perguntaram sobre a profecia existente sobre o final do papado, disponibilizo este artigo para que dúvidas sejam esclarecidas. 

    O anúncio da renúncia do papa Bento XVI fez relembrar a famosa "Profecia de São Malaquias", que anuncia o fim da Igreja e do mundo.

   A profecia de São Malaquias, ou "Profecia dos Papas", é um elenco de 112 frases curtas em latim que indicariam o número de papas, considerada uma premonição atribuída a São Malaquias, bispo de Armagh, que viveu no século 12. A obra prevê que o próximo papa vai ser o último antes da destruição de Roma e do fim da Igreja Católica.

   A profecia foi publicada em 1595 pelo histórico beneditino Arnold de Wyon, dentro da sua obra "'Lignum Vitae, Ornamentum et decus Ecclesiae" [A Árvore da Vida, enfeite e decoração da Igreja, na tradução livre].


    Segundo a tradição, em 1139 Malaquias foi chamado a Roma pelo papa Inocêncio 2º para ser nomeado bispo e próprio na Cidade Eterna ele teria tido um sonho sobre os futuros papas. Malaquias relatou sobre a visão através de uma longa sequência de frases obscuras, em um manuscrito intitulado "Prophetia de Summis Pontificibus" [Profecia sobre Supremos Pontífices, na tradução livre].

    As frases descrevem as características mais marcantes de todos os papas a partir de Celestino 2º, eleito em 1143. O manuscrito foi então depositado nos arquivos do Vaticano, onde permaneceu esquecido até sua redescoberta em 1590.
De acordo com algumas interpretações da lista, o papa Bento XVI seria o penúltimo pontífice da historia da igreja, que terminaria com um papa descrito como Petrus Romanus [Pedro de Roma, ou Pedro Romano, na tradução livre] cujo pontificado, de acordo com a profecia, vai terminar com a destruição da cidade de Roma, e com o simultâneo fim da igreja e do mundo.

   Muitas pessoas, no entanto, incluindo os redatores da última edição da Enciclopédia Católica, argumentam que a profecia é uma farsa do século 16.

    As "profecias" teriam sido elaboradas por um falsário italiano, Alfonso Ceccarelli, para tentar influenciar, sem sucesso, os cardeais no conclave de setembro 1590, que elegeu o papa Urbano 8º. Apesar das evidencias de ser um falso, sempre que se fale sobre a sucessão no Vaticano, o imaginário popular volta à famosa "profecia de São Malaquias. (Fonte: Blog do Berguinho)


Acréscimo: Petrus Romanus


In recent times, some interpreters of prophetic literature have drawn attention to the prophecies due to their imminent conclusion; if the list of descriptions is matched on a one-to-one basis to the list of historic popes since the prophecies' publication, the currently retiring pope, Benedict XVI (2005-2013), would correspond to the second last of the papal descriptions, Gloria olivae (the glory of the olive). [ 19 ] The last prophecy predicts the Apocalypse .         Nos últimos tempos, alguns intérpretes da literatura profética chamaram a atenção para as profecias, devido à sua conclusão iminente, se a lista de descrições é acompanhada na base de um-para-um para a lista de históricos papas desde a publicação das profecias ', o momento aposentando papa, Bento XVI (2005-2013), corresponderia ao último segundo das descrições papais, Gloria olivae (a glória da oliveira). A última profecia prevê o apocalipse . The longest and final motto reads: O lema maior e final lê:


In persecutione extrema SRE sedebit. Em persecutione extrema SRE sedebit.
Petrus Romanus, qui pascet oves in multis tribulationibus, quibus transactis civitas septicollis diruetur, & judex tremedus judicabit populum suum. Petrus Romanus, qui Oves pascet em multis tribulationibus, Quibus transactis civitas septicollis diruetur, & judex tremedus judicabit populum suum. Finis. Finis.


This may be translated into English as: Isto pode ser traduzido para o Inglês como:


In the extreme persecution of the Holy Roman Church, there will sit [ie, as bishop]. Na extrema perseguição da Santa Igreja Romana, não vai sentar-se [ou seja, como bispo].
Peter the Roman, who will pasture his sheep in many tribulations, and when these things are finished, Pedro, o Romano, que irá pasto suas ovelhas em muitas tribulações, e quando estas coisas terminar,
the city of seven hills [ie
Rome ] a cidade das sete colinas [ie Roma
]
will be destroyed, and the terrible judge will judge his people. será destruída e o juiz terrível julgará o seu povo. The End. Fim.


Candidatos comuns propostos por teóricos, devido à natureza de seus nomes são:
 Cardeal Tarcisio Bertone Pietro (Itália) e Peter Turkson (Gana)


 


(Wikipedia.org)

Nenhum comentário: