sábado, 18 de maio de 2013

A certeza da salvação

Por Rafael Jácome
Fonte: Extraído da Teologia Sistemática de Eurico Bergsten


   Eis a questão: “É possível a um homem, aqui na terra, obter certeza da sua salvação?” As respostas são muitas e diferentes. Alguns afirmam que isso não é possível, pois o homem é fraco e jamais se libertará do seu pecado. Outros declaram ser evidência de extremo orgulho alguém dizer que é salvo! Outros mais, ainda, dizem que isso é coisa que só no céu se saberá, isto é, se lá chegar ou não! A Bíblia, porém, define com exatidão  esse assunto, coisa que iremos estudar agora. 

  A salvação é para todos

 A Bíblia declara que é possível a qualquer pessoa, aqui na terra, alcançar certeza da sua salvação. Vejamos alguns procedimentos autorizados:
 • Jesus afirma que se pode receber essa certeza! Ele disse a Zaqueu: “Hoje, veio a salvação a esta casa” (Lc  19.9); à mulher pecadora afirmou: “A tua fé te salvou; vai-te em paz” (Lc 7.50), e ao malfeitor que se converteu na cruz: “Hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23.43).  • Paulo experimentou essa certeza! Ele disse: “Eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (2 Tm 1.12).
 Também afirmou: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (cf. Rm 8.16). • Pedro também declara que é possível receber essa certeza. Diz o apóstolo: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo” (1 Pe 1.3), e também: “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” (At 10.43). 

João testifica que é possível obter a certeza: “Amados, agora somos filhos de Deus” (1 Jo 3.2); “Nós sabemos que passamos da morte para a vida” (1 Jo 3.14), e ainda: “Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna” (1 Jo 5.13).


Nenhum comentário: