sábado, 18 de maio de 2013

A decisão é sua!

Por Rafael Jácome
Fonte: Extraído do livro Modelo Social do AT



Deus fez uma promessa à Israel de fazer deles uma grande nação e a cumpriu. Ele construiu uma grandeza em cada categoria. Israel tinha Leis justas. Eles eram economicamente prósperos. Sua Arquitetura e Arte eram brilhantes. Fiés, possuíam Sabedoria e Educação Superior. Um de seus reis, Salomão, foi um grande cientista. Eles eram admirados até pelos seus antigos dominadores, os egípcios. Eles não eram, de forma alguma, uma nação perfeita, visto que, Deus nunca havia indicado isso em sua promessa. Mas, eram sim, uma grande nação. A história de Israel, não está escrita apenas para ser usada como uma alegoria da qual derivam mensagens sobre salvação. Podemos nos fixar apenas nisso, se quisermos. Mas, o texto se refere à História - aconteceu no tempo e no espaço com pessoas de verdade, com uma nação de verdade. A questão para nós é: se Deus fez uma vez, Ele pode fazer novamente. Os princípios de Deus, se aplicados, podem e conseguem transformar comunidades e nações. Se Deus pôde desenvolver esses pobres hebreus, tornando-os uma grande nação, Ele pode fazê-lo com qualquer nação que existe em qualquer época, porque, nenhuma comunidade ou nação nesse mundo de hoje se encontra em situação pior que a dos Israelitas que estavam no deserto.

Quando Deus nos pede para alcançarmos todas as criaturas com a mensagem da salvação, Ele nos ensina sobre como fazer isso. Ele nos deixa o modelo de Jesus e Paulo, bem como, a Igreja do Novo Testamento para nos orientar com uma visão global para alcançar cada língua, tribo e nação. Mas, Deus também nos pediu para "discipular todas as nações". Como faremos isso? Deus não nos daria uma tarefa e então ficaria em silencio, sem nos ensinar a cumpri-la. Assim como as chaves para evangelismo estão nas vidas e nas histórias de Jesus e Paulo, as chaves para a nossa tarefa de transformar comunidades estão na vida e na história de Moisés. A jornada do povo de Israel, da escravidão para a grandeza, é o nosso modelo para discípularmos as nações!

Agora a questão é, "como iremos aprender isso?" Iremos investir o nosso tempo para estudar a Palavra de Deus até que nossas mentes sejam renovadas, até que entendamos os princípios de Deus para cada área da Sociedade e para a construção de uma nação? Seremos transformados em nossa geração para que Deus possa, mais uma vez, ser glorificado através da sabedoria e da influência do Seu povo? Nós temos de decidir. Você tem de decidir!

Nenhum comentário: