quinta-feira, 2 de maio de 2013

As cinco pedras de Deus

Por Rafael Jácome
Fonte: Jaime Kempe


"Você vem contra mim com a espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do Senhor Todo-Poderoso, Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou." (1Samuel 17.45)
Há problemas que surgem repentinamente em nossa vida e parecem ser tão grandes, que nos aterrorizam. O exército de Israel sentiu imenso temor quando viu pela frente o descomunal gigante Golias desafiando-o a lutar. Nenhum soldado se arriscou a aceitar o desafio, porém, inesperadamente, um jovem pastor decidiu enfrentá-lo, porque não olhou para o tamanho do problema, mas para o poder de Deus e não teve medo.
Nós também nos deparamos com alguns gigantes que nos inibem, nos atemorizam e nos fazem retroceder; isso acontece porque, ao avaliarmos o problema, julgamos que ele é maior que nosso Deus.
O pequeno Davi só precisou de cinco pedras, que pegou em um riachinho, para vencer o gigante Golias. Há cinco ensinamentos na Palavra (cinco pedras) que poderão nos ajudar a obter vitória contra o medo:
  1. A pedra do reconhecimento: Deus é mais poderoso que qualquer um dos nossos problemas ou temores. Conforme nos tornamos mais íntimos do Senhor através da oração e da meditação na sua Palavra, nossa coragem é fortalecida. Ele se torna a nossa rocha, suas promessas passam a ser o nosso escudo.
  2. A pedra do relacionamento: O Senhor provou seu amor por nós quando nos aceitou em sua família, apesar de sermos pecadores. O sacrifício de Jesus na cruz nos tornou coerdeiros de Deus. Por isso, ele é nosso pastor e nos sustenta na palma de sua mão. Seu Santo Espírito habita no nosso coração porque, para Deus, somos muito especiais!
  3. A pedra da lembrança: Assim como Davi lembrou-se do urso e do leão que já havia matado, nós também devemos nos lembrar de tudo o que Deus já fez por nós e de como nos livrou de outras situações difíceis.
  4. A pedra da recusa: Davi negou-se a ser intimidado pelo inimigo. Satanás tenta nos intimidar de todos os modos para nos paralisar de medo. O único modo de lutar contra essa estratégia é recusando-se a aceitar a intimidação. Devemos prosseguir, apesar do medo, e lutar contra ele.
  5. A pedra da confiança: O pastorzinho Davi enfrentou o gigante inimigo com sua confiança depositada no poder de Deus. Por isso, tinha certeza da vitória. Nada ou ninguém poderia vencê-lo se o Senhor Todo-Poderoso estivesse ao seu lado. Essa, também, deve ser nossa confiança!

Quando momentos de crise e aflição nos atingem, é difícil confiar em Deus. Entretanto, ficamos em desvantagem e desguarnecidos se não dependemos e se não confiamos no Senhor para enfrentar os problemas da vida. Sendo assim, se desenvolvermos nossa comunhão com ele enquanto tudo vai bem, durante a tempestade saberemos a quem recorrer e teremos paz.
As cinco pedras que deram a vitória a Davi não foram um recurso oferecido exclusivamente a ele, naquela época. Nós também poderemos derrubar nossos inimigos se soubermos utilizá-las.

Nenhum comentário: