segunda-feira, 13 de maio de 2013

É mentira dizer que economia informal é anarquica.

Por Rafael Jácome



Outro dia conversando com um ambulante do bairro do Alecrim, ele contestava sobre a questão do mito que a economia informal não paga impostos. Afirmava que poderia ser que na informalidade, as pessoas pagam menos impostos diretos, mas, pagam mais impostos indiretos. 

Refletindo sobre suas afirmações me veio em mente que todos sabem que o imposto indireto incide mais sobre os pobres do que sobre os ricos. Em termos absolutos, os pobres consomem muito mais. São os únicos que não sonegam impostos, porque são indiretos. É errado dizer que a economia informal é anárquica, visto que também os impostos indiretos estão sob o controle e iniciativa do estado. Apesar de tudo isto, a mídia espalha estes equívocos e discriminam as pessoas que estão na informalidade.

Outro fato incontestável é a arrecadação anual de impostos. Bilhões de reais são arrecadados e outros bilhões são sonegados. Mas, segundo estudos de especialistas em geração de emprego e renda, com quatro bilhões de reais o problema da pobreza poderia ser resolvido.

Nenhum comentário: