sábado, 18 de maio de 2013

Suas decisões afetam vidas

Por Rafael Jácome
Fonte: James Kemp


“Satanás quis criar problemas para o povo de Israel e por isso levou Davi a fazer uma contagem do povo.” (1Crônicas 21.1)

 Essa declaração nos confunde, ao mesmo tempo que nos causa admiração. O Inimigo foi diretamente responsável por sugestionar a mente de Davi com um pensamento desobediente, rebelde e orgulhoso. Não é de admirar que isso tenha acontecido, já que o próprio apóstolo Paulo escreveu, vários anos depois, atestando que a batalha espiritual continua acontecendo em nossa mente: “É claro que somos humanos, mas não lutamos por motivos humanos. As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos ideias falsas e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.” (2Coríntios 10.3-5)
 Foi exatamente isso que aconteceu com Davi. Satanás se insinuou nos pensamentos mais íntimos desse homem de Deus e sugeriu:
Por que você não promove o censo entre o seu povo? Vejamos se ele é tão numeroso! Faça um inventário da vastidão do seu reino.
 É preciso fazer duas observações sobre a fragilidade que Davi demonstrou:
Ele não estava em plena comunhão com Deus. Não estava orando, ou buscando o conselho do Senhor através das Escrituras, ou procurando saber qual era a sua vontade antes de tomar uma decisão.
Ele não prestava contas de seus atos e decisões a ninguém, e essa postura é, certamente, muito perigosa.
 Em 1Crônicas 21.3, lemos que Joabe questionou e advertiu Davi sobre essa fraqueza em sua vida. Porém a palavra do rei prevaleceu contra a de Joabe, que era apenas um general do exército de Israel.
 Pai, você é um sacerdote espiritual em seu lar? Você costuma buscar ao Senhor antes de tomar uma decisão que influenciará toda a sua família? Você tem alguém a quem respeita e confia para prestar contas de suas atitudes e decisões?
 Tenha sempre em mente que a sua responsabilidade perante a sua família é imensa. Todas as suas decisões afetam a vida de seus familiares.
 Ref. Bíblica: 1Crônicas 21.1

Nenhum comentário: