domingo, 9 de junho de 2013

Significação do próprio ato da Santa Ceia

Por Rafael Jácome
Fonte: Eurico Bergstén


A ceia é um ato comemorativo da morte de Jesus. Ela não lembra somente o sofrimento, mas também a vitória de Jesus. Através da santa ceia podemos olhar para trás, lembrando-nos da morte expiatória do Senhor; olhamos também para o presente, onde verificamos que o Gólgota ainda tem poder, pois Cristo ressuscitou e está presente, manifestando a sua graça aos que crêem na mensagem da cruz (cf. 1 Co 2.5); e olhamos também para o futuro, onde vemos que o dia da sua vinda se aproxima, quando nós haveremos de celebrar a ceia com Ele no reino dos céus. Segundo a afirmativa de Jesus, podemos considerar a ceia como um profundo memorial: “Todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1 Co 11.26).

A ceia é também um ato de fortificação espiritual. Somos salvos pela fé no sangue de Jesus (cf. Rm 3.25). Na ceia, o crente participa do corpo e do sangue do Senhor (cf. 1 Co 11.27), o que fortifica a sua fé. Na ceia, o crente anuncia a sua fé na morte do Senhor (cf. 1 Co 11.26). Diante de Deus, diante de seus irmãos, diante do mundo e até diante de Satanás, o crente testifica, através da sua participação na ceia, que crê de coração em Jesus. A ceia não é, dessa maneira, um ato de tristeza e lamentação mas de alegria, porque Jesus, cuja morte aí comemoramos, vive e está presente. O poder de Deus para a cura dos doentes se manifesta na ceia, porque o cálice que abençoamos simboliza o sangue de Jesus e a Bíblia diz: “Pelas suas pisaduras, fomos sarados” (Is 53.5).

A ceia é também um ato de comunhão entre os crentes. A nossa união na igreja está simbolizada na ceia. A Bíblia diz: “Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão” (1 Co 10.17). Somos um em Cristo através da sua morte.

A ceia é também um ato de esperança. Paulo disse que, na ceia, anunciamos a morte do Senhor até que venha (cf. 1 Co 11.26). Em cada ceia encontramos também a mensagem de que o dia se aproxima! Jesus virá e então haveremos de participar da grande ceia nos céus (cf. Mt 26.29).

Nenhum comentário: