sexta-feira, 6 de novembro de 2015

GILBERTO GIL FALARÁ SOBRE TRAJETÓRIA, CULTURA E GLOBALIZAÇÃO NO FLIN 2015

SECULT - PREFEITURA DO NATAL

Presença de um dos maiores artistas brasileiros está confirmada para próxima sexta-feira (6) dentro do Natal em Natal promovido pela Prefeitura do Natal


Gilberto Gil já era uma personalidade cultural globalizada muito antes da palavra ter um significado real. É difícil encontrar alguém que não o conhece, ou traga na memória ao menos um verso deste artista consagrado e premiado no mundo todo, um dos alicerces da Tropicália, autor de canções que atravessam gerações e fronteiras como “Aquele Abraço” e “Expresso 2222”, e que foi ainda ministro da Cultura. No dia 6 de novembro, dentro da programação do Natal em Natal promovido pela Prefeitura do Natal, o público potiguar terá a oportunidade de conhecer este Gilberto Gil bem de perto.
Convidado para participar de um dos debates do Festival Literário de Natal (FLIN), Gil falará na sexta-feira (6), às 19h30, sobre diversidade cultural e o mundo globalizado, abrindo espaço para sua vida e trajetória. O artista terá como companhia uma das grandes entrevistadoras da imprensa brasileira, a escritora Regina Zappa, com quem compartilhou recentemente o desafio de escrever sua biografia a quatro mãos (“Gilberto Bem Perto”). Também participa do bate-papo com mediador, o diretor do FLIN, secretário municipal de cultura e poeta Dácio Galvão.  Após o encontro na Tenda Literária, Gil fará um show na praça Augusto Severo, às 22h, com entrada franca.
Além da participação de Gilberto Gil, a sexta-feira reserva outros grandes debates. O dia começa com as histórias infantis contadas por Paula Medeiros. Segue com o projeto Elefante Literário e o debate com a escritora carioca Patrícia Barboza, autora de séries de sucesso infanto-juvenis. Lançamento do livro “Cordel Ecológico” de José Acaci e José Correia Torres Neto, no Nalva Café Salão.
Os poetas Pedro Balduíno e Regina Azevedo estarão em uma roda de conversa na Tenda principal. Mais debates seguem pela tarde com Aureliano Medeiros e César Ferrario; Roberto Furtado, Wellington Germano e Antenor Laurentino chegam para falar sobre o legado de educação e cultura de Djalma Maranhão. À noite, a Tenda Principal ainda terá debate com os biógrafos Daniel Aarão (“Luís Carlos Prestes, Um revolucionário entre dois mundos”) e Eduardo Jardim (“Eu Sou Trezentos – Vida e obra de Mário de Andrade”), mediados pelo jornalista Vicente Serejo.
O Festival Literário de Natal acontece de 4 a 7 de novembro, na praça Augusto Severo, Ribeira e é uma realização da Prefeitura de Natal.  Escritores, pensadores, poetas, educadores, estudantes e público, ávidos por livros e ideias, poderão curtir a literatura em múltiplas frequências — falada, escrita, interpretada e cantada, em prosa, verso, cordel; em quadrinhos e na web. Todos os dias, das 8h30 da manhã até 0h, os espaços estarão preenchidos com atividades variadas e gratuitas. Debates de alto nível com autores de alcance internacional, encontros onde a literatura potiguar estará presente em várias frentes, espaços do professor, atividades para crianças, palestras, oficinas, recitais, lançamentos de livros e apresentações musicais, numa grande celebração em torno da literatura.
 O FLIN contará com a Tenda Principal, espaço climatizado com capacidade para receber 700 pessoas; a tenda Moacy Cirne, também climatizada, com plateia para 100 pessoas sentadas. O museu Djalma Maranhão, com atividades contínuas no auditório Cornélio Campina e salão de exposições Xico Santeiro. E ainda a área externa, com presença dos estandes das principais editoras de livros da cidade, entre elas o Sebo Vermelho e a Jovens Escribas; Cooperativa Cultural da UFRN e Livraria Nobel. Na área de convivência, food trucks, espaço lúdico, biblioteca móvel da Bibliosesc,
Entre as atividades pela manhã e tarde estão o Espaço do Professor Leitor (IDE), Ação SESC de Incentivo à Leitura, Ação Jovens Escribas da literatura potiguar e Festival de Violeiros do FLIN. Também vai estar integrado ao evento, o espaço Nalva Melo Café Salão, que será ocupado nas três noites com ações da Caravela Selo Cultural.



Nenhum comentário: