domingo, 7 de fevereiro de 2010

RECOMEÇAR EM FAMÍLIA – DEVOCIONAL 07/02/10

Irmão: Prof. Rafael Jácome

• LEITURA: 1 COR. 9,24-25:
24 NÃO SABEIS VÓS QUE OS QUE CORREM NO ESTÁDIO, TODOS, NA VERDADE, CORREM, MAS UM SÓ LEVA O PRÊMIO? CORREI DE TAL MANEIRA QUE O ALCANCEIS.
25E TODO AQUELE QUE LUTA DE TUDO SE ABSTÉM; ELES O FAZEM PARA ALCANÇAR UMA COROA CORRUPTÍVEL, NÓS, PORÉM, UMA INCORRUPTÍVEL.

          Paulo com o propósito de consolidar o Evangelho aos coríntios pregava por uma compulsão divina e tinha confiança de receber um galardão. Ele ansiava relacionar-se totalmente com Cristo através do amor e da livre escolha. Seu galardão era de pregar gratuitamente, testemunhando o amor de Jesus Cristo. Mas, para isto ele convidava a todos a ter uma ferramenta essencial para concretizar a meta: a auto-disciplina.
          Aqui cabe, portanto, a comparação entre as metas dos desportistas que buscam o primeiro lugar nos jogos, a “medalha de ouro” e o staff de ser o melhor do mundo. Mas para os atletas atingirem a vitória precisam de muitas horas de treinamentos, pois não há treino sem possibilidade de evolução, de perfeição. Mas o que estes grandes “ascélticos” buscam é uma coroa corruptível, que passa e para nós cristãos não nos leva ao Reino.
          Os crentes lutam pela Coroa Incorruptível, no entanto, devem praticar a autonegação e o autocontrole mesmo em assuntos que são moralmente indiferentes. Paulo, entretanto, declara que o cristão recebeu uma NOVA FONTE DE ENERGIA: A GRAÇA DE DEUS, através dela entra o homem em nova dimensão: sua realização plena chama-se santidade. Mas é muito IMPORTANTE: Não convém correr a toa para a gloriosa META, é necessário: Conhecer o caminho, o ponto de partida e avaliar as forças. Portanto: IMPORTA CONHECER PRIMEIRO A REALIDADE HUMANA QUE SE DEVE LEVAR À PERFEIÇÃO. CONHECER E ACEITAR.
          Para que isto aconteça o crente precisa ser disciplinado, pois “grandes passos, mas fora do caminho, leva o homem a caminhos errados”(Agostinho). De que vale acertar fora da Vontade de Deus? Também é preciso dá o primeiro passo: Deixar-se transforma pelo Espírito de Deus, pois “não se pode transformar o que não se aceita”(Jung). Deixe o Eterno Pai tomar conta da sua vida. O Importante é RECOMEÇAR: “Eu esqueço deveras o que fica para trás, e lanço-me todo para frente” –Fil. 3,13
          VIVER O MOMENTO PRESENTE! Comece o seu dia declarando ao seu cônjuge: “AMOR, EU QUERO RECOMEÇAR!”, diga também aos seus filhos e você verá que as dificuldades e as vitórias no casamento propiciam um novo começo em cada uma destas ocasiões. Os problemas de relacionamento, as discussões, as brigas, as dificuldades financeiras, a destruição de sonhos, a frustração em derrotas, todas estas coisas são só o começo – temos que nos preparar para outras lutas que virão.
          RECOMEÇAR NA UNIDADE da família! Buscar o Reino e a Justiça de Deus em primeiro lugar (Mt. 6,33). Seja qual for a situação do seu lar, ora recebendo bênçãos, ora tribulações, devemos ficar alegres em, através delas, desenvolvermos perseverança e atingirmos a perfeição e a integridade do caráter de Cristo (Tg 1.2-4).
          Vivendo o momento presente, com o Espírito de Deus em meio a sua família, em que a alegria for grande demais, ou a frustração, insuportável, é bom lembrar: É SÓ RECOMEÇAR.

 Rafael Jácome

Nenhum comentário: