quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CULTO DA RESTAURAÇÃO

Irmão Rafael Jácome


          O termo restaurar tem como significado recuperar, reconquistar, renovar, restabelecer,... Hoje no Templo Central teremos o último Culto da Restauração de 2010, onde muitos fiéis estarão unidos para agradecer as bênçãos recebidas e renovar as esperanças de restaurações em suas vidas. Participei de quase todos e pude sentir a força renovadora no meu espírito e o fortalecimento da minha fé.

          As pessoas chegam ao Culto muitas vezes tristes, desconsolados, endividados, doentes, com problemas familiares, desempregados, ... Enfim, em situações diversas que humanamente não conseguem entender e não encontram forças para solucionar as dificuldades. É neste contexto que encontramos o cenário perfeito para participar do CULTO DA RESTAURAÇÃO, pois necessitamos da ação do Deus Restaurador: “...levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.” (Is 58.12)

          Entretanto, muitas pessoas chegam desconfiadas de Deus, como se estivessem sentindo-se desamparadas e esquecidas. É comum sentir suas lamentações, através de manifestação de queixa ou sofrimento, por meio de palavras, gemidos e gritos, choro (Ez 27.31; Mt 11.17), conforme está na bíblia: “ Por estas coisas, choro eu; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar as minhas forças; os meus filhos estão desolados, porque prevaleceu o inimigo.” (Lm 1,16) Geralmente colocam a culpa de suas desgraças no Senhor, porém quando o processo de restauração inicia-se, fruto do diálogo com Deus no momento do Culto, as ordens dos fatores começam a serem estabelecidas: “ todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação... O Senhor Deus é a minha fortaleza.” (Hc 3, 18-19)

          A esperança é renovada e as pessoas começam a sentir o agir de Deus em suas vidas. Milagres acontecem: “disse Jesus ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.” (Mc 3.5); a saúde é restaurada: “Porque te restaurarei a saúde e curarei as tuas chagas, diz o Senhor.” (Jr 30.17); a felicidade é instaurada: “ Sairão deles ações de graças e o júbilo dos que se alegram. Multiplicá-los-ei, e não serão diminuídos; glorificá-los-ei.”(Jr 30.19); vidas são restauradas: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos.” (Lc 4.18) No final do Culto as pessoas realmente saem renovadas pelo Espírito do Senhor, crendo que somente Ele é capaz de transformar suas vidas.

          Hoje vou agradecer a Deus por todas as vitórias que Ele me deu durante todo este ano. As dificuldades foram muitas, mas Deus me deu força para superá-las e estou renovado no nome de Jesus, e, na fé entendo o que diz o mestre: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (Jo 8.12)

DEUS É FIEL!                                Rafael Jácome

Nenhum comentário: