Irmão Rafael Jácome
A definição teológica da palavra SENHOR é expressada no título de reverência pertencente a Deus, denotando-lhe o poder e a soberania sobre tudo quanto existe (Sl 24.1). Em latim, esta expressão significa chefe importante, príncipe e nobre. No Antigo Testamento, este era o título com que os profetas nomeavam ao Deus de Israel (Êx 15.1; Is 43.10; Jr 2.2).
No Novo Testamento Jesus é chamado por diversos nomes, mas a forma mais extraordinária apresentada é como SENHOR. Em seu livro - O evangelho segundo Jesus - pag. 239, Jonh Macarthur Jr. afirma que Jesus é chamado de Senhor (KYRIOS) nada menos do que 747 vezes, caracterizando o Senhorio de Cristo como ponto central da mensagem cristã.
A palavra Senhor é uma tradução da palavra grega kyrios, nome com o qual os escravos chamavam os seus donos/senhores. Nessa relação, entre senhores e escravos, segundo William Barclay havia duas idéias básicas:
1. O Senhor tinha autoridade sobre a vida do escravo – Era sua propriedade particular e podia fazer o que quisesse (comprar, vender, emprestar e até matar).
2. O Senhor tinha autoridade sobre o tempo do escravo – O escravo estava 24 horas disponível ao seu Senhor.
Para os romanos KYRIOS era a forma chamada do Imperador Romano. Funcionários públicos e soldados romanos saudavam-se, ao se encontrarem, dizendo: “César é o Senhor”. Ao que se respondia: “Sim, o Senhor é César”. Isso trouxe sérios problemas para os Cristãos. Aqueles que negavam tal declaração, isto é, de declarar Jesus em detrimento da negação a César, sofriam perseguições, torturas, humilhações e morte. Isto custou a vida de muitos.
Não obstante todas as perseguições, os primeiros cristão declaravam com convicção: JESUS CRISTO É O SENHOR. Hoje, quando uma pessoa realmente se converte ao Senhor Jesus Cristo, sua vida é totalmente modificada: escravos de vícios têm sido libertados, lares têm sido restaurados e a sociedade tem sido grandemente beneficiada pela presença de Deus em suas vidas.
Consequentemente eu declaro em bom e alto som: MEU SENHOR E MEU DEUS!
DEUS É FIEL! Rafael Jácome
Nenhum comentário:
Postar um comentário