Irmão Rafael Jácome
Fonte: Bíblia Ilúmina
FILÍSTIA, FILISTEUS
Localizada na costa do Mar Mediterrâneo, a Filistia era um pequeno país no sudoeste da palestina. Os habitantes eram chamados de filisteus e constantemente estavam em conflitos com os israelitas, por causa de terras. Na bíblia encontramos várias citações sobre este povo e em algumas narrações, Deus usou-os para conquistar Israel, como uma forma de punição pela desobediência dos israelitas a Deus e por causa de adoração a ídolos.
No livro de Gênesis 10.14 encontramos a primeira citação deste povo, cuja descendência provém de Casluins (1Cr 1.12). Foi na cidade de Gerar que Abraão e Isaque encontraram os filiteus, nos episódios de envolvimento de suas esposas (Gn 20.2;26 e Gn 26.33) e Abimeleque era o seu rei. Eram agressivos que gostavam de guerra e tinham armas melhores do que as dos israelitas. Usavam o ferro e proibiam os israelitas de fazerem armas deste utensílio. Isso forçou os israelitas a irem a Filistéia até mesmo quando eles precisavam afiar ferramentas (1 Samuel 13:19-22). Os israelitas eram tão mau armados que só Saul e Jonatás é que tinham uma espada ou uma lança (1 Samuel 13:22). Foram encontrados na palestina por arqueólogos, locais para a produção de ferramentas de ferro em Asdod, Tell Qasile, Tell Jemmeh e Tel Mor.
As histórias sobre Sansão mostram que ele teve muitos encontros com os filisteus (Juízes 13:1-16). Essa história também demonstra que havia casamentos entre israelitas e filisteus,o que era contra a lei de Deus para os israelitas no Velho Testamento. No livro de Samuel encontramos trechos sobre as guerras entre estas nações, inclusive a tomada da arca da aliança (1 Samuel 4:17), que foi retornado depois de sete meses porque Deus mandou pragas em cima deles (1 Samuel 5:1-6:21). Mais adiante quando Samuel se tornou o líder de Israel, os filisteus começaram um ataque em Mizpá, mas Deus deu a vitória a Israel. Nesta ocasião, Samuel colocou uma pedra memorial e a chamou de Ebenézer, que significa "Até aqui nos ajudou o Senhor" (1 Samuel 7:12).
A maior atividade dos filisteus em território israelita veio durante o reino do Rei Saul, o primeiro rei de Israel. Mais de oitenta referências aos filisteus são relacionadas a aquele período. Foi no Vale do Carvalho aonde os filisteus desafiaram Israel a encontrar um adversário que fosse a altura de seu campeão, Golias, num combate de um a um (1 Samuel 17:1-11). O jovem pastor Davi, matou Golias com a ajuda de Deus e se tornou uma espécie de herói nacional.
Davi os venceu de Geba a Gezer (2 Samuel 5:17-25) e quebrou completamente o poder dos filisteus. Não há muita referências dos filisteus nos livros proféticos, apesar de haver um capítulo pequeno no livro de Jeremias sobre eles (Jeremias 47:2). Os filisteus se misturaram gradualmente à cultura cananita e desapareceram das páginas da bíblia e da história também. No entanto, o nome Palestina, é uma lembrança de sua presença na terra antigamente.
DEUS É FIEL! Rafael Jácome
Nenhum comentário:
Postar um comentário