Por Rafael Jácome
Por Rafael Jácome
Por Rafael Jácome
Tempos atrás quando
exercia a gerência de Planejamento da Companhia Brasileira de Trens Urbanos –
CBTU, fui convidado pela equipe do Rio de Janeiro para colaborar com o Projeto
de Desenvolvimento Urbano Integrado das Áreas de Influência do Sistema de
Transporte Sobre Trilhos de Natal. Após análises dos dados ficou evidente que as áreas
atendidas pelo transporte de trens, são carentes de infraestruturas e marcadas
pela insensibilidade das autoridades locais. Passados uma década, ainda falta um
grande salto qualitativo rumo a um desenvolvimento urbano integrado do
município de Natal, principalmente no que se refere às áreas localizadas
próximas à linha férrea.
A situação se agrava
quando passamos para os demais municípios servidos pelo trem: Parnamirim,
Extremoz e Ceará Mirim. Um alto índice de carências pode interferir de modo
negativo, no tocante à atração de investimentos capazes de promover o
desenvolvimento da região, da mesma forma, que já aponta para as dificuldades
dos municípios em criar as condições necessárias para um crescimento mais
igualitário.
Atualmente, a cidade de
Natal, assim como a maioria das cidades brasileiras, apresenta um crescimento
desigual com forte exclusão social, onde o próprio setor público reforça essa
exclusão, dotando partes das cidades de infraestrutura de saneamento,
abastecimento de água, fornecimento de luz e implantação de serviços de coleta
de lixo domiciliar em detrimento de áreas ocupadas por uma classe de renda mais
baixa.
Nesse contexto, as áreas
mais carentes e empobrecidas da região são o alvo do projeto em questão. Uma
breve análise nas comunidades lindeiras atendidas pelo transporte de trens,
aponta o alto grau de necessidades e da urgente intervenção de investimentos,
assegurando a melhoria da qualidade de vida dos seus moradores e do crescimento
urbano organizado e sustentável.
A PAZ DO
SENHOR! Rafael Jácome
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