sábado, 26 de janeiro de 2013

Frei João sem Cuidados

Fonte: Contos Tradicionais do Brasil para Crianças - Luis da C. Cascudo
 
 
     Frei João era um frade muito caridoso e simples e que não se envolvia com os negócios dos outros nen se preocupava com assuntos alheios à sua pessoa. Como dava muitas esmolas era estimado por toda a gente que o chamava "Frei João sem Cuidados".
 
     Ora, uma vez o rei passou pela terra em que morava Frei João e, sabendo da tranqulidade em que vivia o frade, mandou um criado dizer a ele que no outro dia viesse procurá-lo para responder a três perguntas:
 
     - Onde é o meio do mundo? Quanto pesa a lua? Em que pensa o rei?
 
     O frade ficou desesperado sem atinar com a explicação e passou a noite estudando e chorando. Pela manhã um pastor (de ovelhas) que trabalhava para ele veio vê-lo e sabendo do caso ofereceu-se para substituí-lo junto ao rei. Frei João aceitou e o pastor, vestido de frade, foi onde estava o rei na hora combinada. O rei, cercado de seus amigos, perguntou:
 
      - Onde é o meio do mundo?
     - O meio do mundo fica onde está meu rei, senhor.
     - Por quê?
     - O mundo sendo redondo qualquer lugar é o meio!
      - Bem respondido. Quanto pesa a lua?
     - Pesa uma libra porque se divide em quatro quartos!
     - Respondeu bem. Em que estou pensando?
     - Rei meu senhor está pensando que eu sou Frei João sem Cuidados e eu sou apenas o seu pastor!
 
     O rei achou muita graça no desembaraço do pastor, recompensou-o e deixou Frei João sem Cuidados em paz.

Nenhum comentário: