sábado, 19 de janeiro de 2013

Vai já pra dentro, menino!

Por Pedro Bandeira

Vai já pra dentro, menino!
Vai já pra estudar!
É sempre essa lengalenga
Quando o que eu quero é brincar...
 Eu sei que aprendo nos livros,
Eu sei que aprendo no estudo,
Mas o mundo é variado
E eu preciso saber tudo!
Há tanto pra conhecer,
Há tanto pra explorar!
Basta os olhos abrir,
E com  o ouvido escutar.
Aprende-se o tempo todo,
Dentro, fora, pelo avesso,
Começando pelo fim,
Terminando no começo!
Se eu me fecho lá em casa,
Numa tarde de calor,
Como eu vou ver uma abelha
A catar pólen na flor?
Como eu vou saber da chuva,
Se eu nunca me molhar?
Como eu vou sentir o sol,
Se eu nunca me queimar?
 Como eu vou saber da terra,
Se eu nunca me sujar?
Como eu vou saber das gentes,
Sem aprender a gostar?
 Quero ver com os meus olhos,
Quero a vida até o fundo,
Quero ter barro nos pés
Eu quero aprender o mundo!
Pedro Bandeira – Nascido em Santos, São Paulo, em 1942, mudou-se para a cidade de São Paulo em 1961. Trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo. Foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. A partir de 1983 tornou-se somente escritor. Sua obra, direcionada a crianças e jovens, recebeu diversos prêmios, como Jabuti, APCA, Adolfo Aizen e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Nenhum comentário: