sexta-feira, 26 de junho de 2020

Pastor José Lúcio, um visionário do matrimônio


Por Rafael Jácome


Pastor José Lúcio, conhecido por sua gentileza, era um homem inteligente, elegante, fino, ético, disciplinador, educado e um exemplo de pai, avô, amigo e pastor. Apesar de ser uma pessoa simples, detinha um poder econômico muito forte, mas, nunca foi fator de não "olhar para o próximo". Infelizmente o seu tempo na terra exauriu e foi para os braços do Senhor.

Pastor José Lúcio me tinha um carinho muito grande, foi meu orientador e conselheiro. Ainda novo no evangelho, ele tinha um cuidado especial no meu crescimento espiritual. Me acompanhou, realizou uma linda cerimônia de noivado num encontro de casais e jovens enamorados cristãos, e nunca me esqueci da sua frase  ao pedir para colocar a aliança em Cassiana, minha noiva: "este anel de ouro, lindo, é formado de uma peça única, não tem emenda, se quisermos dividi-lo com nossas forças, não conseguiremos. Assim, é o matrimônio, uma benção de Deus que não podemos dividir, separar. A aliança representa o símbolo da união do casal e expressão do compromisso realizado entre vocês, Deus e a comunidade." 

Pastor José Lúcio foi um dos baluartes na arte da restauração de matrimônios, parecia ter um carisma especial em reverter situações de separações, intrigas, desaforos e conflitos. Era uma expressão do talento dado por Deus para a reconciliação dos casais. Eu, aprendendo com ele, ficava boqueaberto com palavras tão sábias, suaves e conciliadoras. Bastava pouco para que o que era ódio e rancor, fosse revertido em gratidão e amor.

Pastor José Lúcio, dentre algumas viagens que fizemos, fomos a cidade do Equador. Foi minha primeira oportunidade para ministrar uma palestra para casais, era apenas um noivo, mas, orientado por um mestre, e, na minha apresentação percebia que ele acompanhava cada detalhe e ao final, me chamou no canto e disse: "muito bom, porém, na próxima vez procure focar na experiência da vida matrimonial. Mas, compreendo, quando você casar vai ser melhor". Foi nesta viagem que compreendi sua metodologia de trabalho: visita a cada casal que passava por dificuldades! Uma espécie de "quero entender vocês!" 

Pastor José Lúcio como um anjo, escutava e não tomava partido, no entanto, usava os versículos bíblicos apropriados para cada situação. Era um grande estudioso e conhecedor da Palavra. Nesta época era Diretor da Doutrina e dos casais da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Estado do Rio Grande do Norte - IADERN. 

Pastor José Lúcio era uma "enciclopédica ambulante", tamanha riqueza de conhecimento das coisas científicas, mas especialmente como profundo conhecedor da Bíblia. Ministrou cursos e palestras por todo o Brasil e em alguns países. Por onde passava carimbava o seu estilo fino e cortêz, era um "gentleman" de Deus.

Pastor José Lúcio me fez esperar quase duas horas para a realização do meu matrimônio, ele havia me dito que tinha vários compromissos e que iria chegar atrasado. Mas, eu e Cassiana queríamos que fossemos oficializados marido e mulher por alguém que cuidou de nós. Valeu a pena: que festa linda, pessoas maravilhadas com os detalhes que ele destacava na vida dos casais, as nuances do quotidiano, os desafetos e a tolerância, enfim, muitos casais reviveram aquele momento sublime do SIM, confessado a tanto tempo atrás. Deus é fiel!

Pastor José Lúcio foi um companheiro do meu ministério e nunca me deixou sem orientação e sem frequentar minhas igrejas. Jamais irei esquecer a gratidão e o amor da sua parte. Não importava o local: na Redinha, no Vale Dourado na Zona Norte, nas Rocas, em qualquer lugar que Deus me enviava, ele me visitava. Um companheiro!

Pastor José Lúcio neste período de pandemia onde permanecí na cidade de Passa e Fica, me escreveu reclamando que eu não mais me comunicava com ele, de fato, na zona rural abandonei o celular e fui desfrutar do campo com meus familiares e esconder do Coronavírus. Ontem, quando cheguei em Natal, tive a triste notícia da sua partida e quando fui mostrar sua foto do whatsapp a um amigo, pude ler suas últimas mensagens. 

Que pena meu pastor, que infelicidade de não ter lhe 
comunicado que o amor que Cristo nos uniu continua o mesmo, pelo contrário, hoje tenho recebido muitas bençãos no meu matrimônio, tenho um casal de filhos maravilhosos e plenos da sabedoria divina que o senhor tanto nos ensinou. Tenho uma esposa que sempre me lembra suas palavras de carinho e repleta do amor de Deus; tenho a prosperidade que o senhor tanto afirmou que iria chegar na nossa vida; tenho paz, amor, temor a Deus, ao próximo, tenho a presença de Jesus em meio a minha família.

Pastor José Lúcio, muito obrigado por sua gentileza e carinho. Sua etapa na terra passou, agora é com Deus. Peço ao Eterno Pai que chegue com consolo e forças para seus familiares num momento tão difícil quanto este. 

Nenhum comentário: