domingo, 13 de junho de 2010

AS CARÊNCIAS DO DESENVELVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO DE NATAL

Consultor: Prof. Rafael Jácome

        Quando convidado a participar da equipe da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, para elaborar o Projeto de Desenvolvimento Urbano Integrado das Áreas de Influência do Sistema de Transporte Sobre Trilhos de Natal, constatamos pela análise dos dados que falta ainda um grande salto qualitativo rumo a um desenvolvimento urbano integrado do município de Natal, principalmente no que se refere às áreas localizadas próximas à linha férrea.

        A situação se agrava quando passamos para os demais municípios servidos pelo trem: Parnamirim, Extremoz e Ceará Mirim. Apesar de não ter sido devidamente analisado por falta de dados disponíveis pode ser detectado suas precariedades em visitas a campo.

        Um alto índice de carências pode interferir de modo negativo, no tocante à atração de investimento capazes de promover o desenvolvimento da região, da mesma forma, que já aponta para as dificuldades do município em criar as condições necessárias para um desenvolvimento mais igualitário.

        Atualmente, a cidade de Natal, assim como a maioria das cidades brasileiras, apresenta um crescimento desigual com forte exclusão social, onde o próprio setor público reforça essa exclusão, dotando partes das cidades de infra-estrutura de saneamento, abastecimento de água, fornecimento de luz e implantação de serviços de coleta de lixo domiciliar em detrimento de áreas ocupadas por uma classe de renda mais baixa.

        Nesse contexto, as áreas mais carentes e empobrecidas da região apontam um alto grau de necessidades que integram a área lindeira à via férrea, sendo este salto qualitativo, necessário, indubitavelmente, por uma grande soma de esforços, bem como de recursos humanos e financeiros que deverão ser investidos no território dos municípios, segundo estratégias locais e regionais bem definidas.

A PAZ DO SENHOR!                          Rafael Jácome

Nenhum comentário: