quinta-feira, 17 de junho de 2010

BAIRRO QUINTAS

Consultor: Prof. Rafael Jácome


        O bairro de Quintas surgiu no caminho de Natal para Macaíba e o Seridó, num prolongamento do bairro Alecrim. Nos primórdios, o bairro era local de sítios e granjas. Por mais de 20 anos, as Quintas foram o limite Norte da cidade, onde havia a "corrente”, local de parada obrigatória de veículos para inspeção dos guardas da fiscalização estadual. Era popularmente conhecida como “Quintas Profundas”.

        O Mercado Público está localizado no bairro, onde são vendidos produtos trazidos de Extremoz, como bolo, grude, etc. Atualmente, a sede da URBANA e a estação de tratamento de esgoto estão instaladas no bairro.

         Quintas tem 20 escolas, sete municipais, oito estaduais e cinco particulares, além de cinco centros de saúde e um hospital filantrópico. O bairro tem uma população de 29.751 habitantes, com 7.424 domicílios particulares permanentes. Cerca de 98 % dos domicílios é constituído por casas e apenas 0,80 % são apartamentos.

        Cerca de 67 % dos imóveis estão quitados e 27 % alugados. É importante destacar que, na faixa de influência da via férrea, a maioria dos imóveis já foi quitada. A área de influência do trem é basicamente residencial, com a existência de comércio que atende apenas à região. Não ocorrem problemas quanto ao abastecimento de água e à coleta de lixo. Cerca de 80 % dos domicílios estão ligados à rede geral de esgoto e apenas 7 % jogam seu esgoto no rio Potengi.

        Em relação à escolaridade, de acordo com os dados dos setores censitários do município de Natal, a população da faixa de influência, estudou em torno de quatro anos, apresentando cerca de 10 % de pessoas responsáveis sem instrução ou com menos de um ano de estudo.

        O rendimento nominal médio mensal é de 2,93 SM, porém ao se comparar esses números com os dados dos setores censitários, percebe-se que grande parte da população do bairro recebe entre ½ a 1 SM, ou não tem rendimento.

        O bairro tem quinze loteamentos e uma favela chamada Novo Horizonte/Japão, com 4.515 habitantes, 920 unidades habitacionais e 968 famílias, correspondendo a 4,9 moradores por unidade habitacional. A favela localiza-se num riacho próximo ao esgoto sanitário. Cerca de 15,2 % da população do bairro mora na favela.

        O bairro das Quintas é parte integrante da ZA-1 – Zona Adensável 1, conforme determinou o PDN/94 – Lei Complementar nº 07, através do seu macrozoneamento. Para essa Zona é permitido se exceder aos parâmetros urbanísticos básicos estabelecidos, até o limite máximo de 300 hab/ha para densidade e 3,0 para o coeficiente de aproveitamento.

        O estoque de área edificável é de 60.000m2 para uso residencial e 15.000m2 para uso não residencial.

        O bairro conta com uma área frágil do ponto de vista ambiental, que está inserida na ZPA-8 Zona de Proteção Ambiental, que compreende a área de mangue e do Rio Potengi, ainda não regulamentada.


A PAZ DO SENHOR!                                Rafael Jácome


Nenhum comentário: