quinta-feira, 17 de junho de 2010

BAIRRO NORDESTE

Consultor: Rafael Jácome

         O povoamento da área que corresponde atualmente ao Bairro do Nordeste teve início no final da década de 1940, a partir de loteamentos comercializados a preços baixos.

        O primeiro desses lotes foi adquirido pela Rádio Nordeste AM, que instalou ali seus transmissores em 1952, dando nome e originando o bairro no local onde anteriormente era o lixão da cidade de Natal.

         Em 1971, com a construção do Conjunto Boa Vista, sob a responsabilidade do INOCOOP, a ocupação se efetivou. Posteriormente, moradores de partes do loteamento transferiram-se para as terras ao longo da via férrea até a Ponte Igapó e construíram a favela do Mosquito e a favela do Curtume, que ocupa a zona do mangue nas proximidades do Km 06.

          O bairro só possui um Centro de Saúde, uma creche e seis escolas - duas municipais, uma estadual e três particulares. A área é pouco adensada, com uma população de 11.436 habitantes, 2.782 domicílios particulares permanente e densidade demográfica de 49,03 hab/ha.

         A maioria dos habitantes do bairro mora em casas (99,15 %), sendo que 71,57 % dos domicílios se encontram quitados e cerca de 23 % são alugados. Em relação ao abastecimento de água, 97,13 % estão ligados à rede geral, 91 % do lixo é coletado e 7,08 % é jogado no rio.

         Quanto ao esgotamento sanitário, 75,17 % estão ligados à rede geral de esgoto e cerca de 11 % é jogado em rio.

          A área de influência da via férrea localizada no bairro também é caracterizada por pessoas responsáveis por domicílios com pouca escolaridade, sendo que a maioria apresenta entre 4 e 7 anos de estudo e cerca de 19% dos chefes têm menos de um ano de estudo ou não têm instrução.

         O rendimento nominal médio mensal das pessoas responsáveis por esses domicílios, segundo o IBGE, é de 3,37 SM. Porém é importante destacar que uma grande parte (12,84 %) dos moradores não têm rendimento, estando localizadas bem próximos à linha do trem.

         O bairro possui cinco loteamentos e duas favelas. Uma delas chama-se Mosquito, apresenta uma população de 1.265 habitantes, 226 unidades habitacionais e 253 famílias, a outra é chamada de Curtume, com 500 habitantes, 95 unidades habitacionais e 106 famílias. Cerca de 15,4 % da população moram em favelas, correspondendo a 5,5 moradores por domicílio.

         As duas favelas da região estão localizadas no domínio da RFFSA. O bairro também possui um conjunto habitacional chamado Boa Vista, com uma população de 1.250 habitantes (11 % do bairro), 305 unidades habitacionais e 4,1 moradores por unidade habitacional.

          A área em questão é residencial, pouco adensada e com população de baixo poder aquisitivo, poucos anos de estudo e não constitui um vetor de crescimento da cidade.

A PAZ DO SENHOR!                 Rafael Jácome

Nenhum comentário: