Consultor: Rafael Jácome
Programa de Reabilitação de Áreas Centrais - Infra-Estrutura e Requalificação de Espaços de Uso Público em Áreas Centrais.
O crescimento do bairro da Ribeira se deu no final do século XIX e início do século XX. Em 1850, foram construídos diversos prédios na Rua do Comércio (Rua Chile) e, em 1869, o Cais 10 de Junho (Tavares de Lira). Em 1905, o bairro foi o primeiro a receber iluminação pública. Posteriormente, teve hotéis, casas comerciais, clubes de dança e o primeiro cinema (1911).
O bairro da Ribeira teve seu período áureo nos anos 40, quando era núcleo do comércio de Natal, atraindo as mais importantes figuras da elite natalense e o povo, em geral, com grande movimentação no final das tardes. Durante a Segunda Guerra Mundial, por lá circulavam personalidades civis e militares mundiais, hospedados no Grande Hotel, o mais importante da cidade naquela época.
A Ribeira já foi o ponto de encontro de boêmios, intelectuais natalenses. Na Ribeira é onde está localizada a Praça Augusto Severo e o Teatro Alberto Maranhão. O local foi instituído com Zona Especial de Preservação Histórica, definido na Lei Nº 3.175, de 29 de fevereiro de 1984, visando à preservação de prédios e sítios notáveis pelos valores históricos, arquitetônicos, culturais e paisagísticos.
Com o crescimento da cidade e terminada a guerra, o bairro começou a se esvaziar, grande parte das casas comerciais fechou ou se transferiu para os bairros Cidade Alta e Alecrim, que foram se revelando espaços mais atrativos para o comércio e serviços.
O uso residencial também foi gradativamente sendo transferido para conjuntos residenciais na periferia, tendo como implicações previsíveis, o abandono e a degradação do bairro. O esvaziamento do bairro pode ser constatado pela existência de imóveis ou terrenos desocupados na maioria das quadras e pela pequena ocorrência de uso residencial.
Atualmente, a vida noturna do bairro passa por uma fase de esvaziamento, embora abrigue um espaço importante de lazer, o Largo da Rua Chile. As novas atividades foram incentivadas pelas obras de recuperação e conservação de imóveis e conjuntos arquitetônicos realizadas pela prefeitura em 1996, através dos projetos Viva Ribeira e Fachadas da Rua Chile.
Projeto do Terminal Pesqueiro de Natal.
O bairro da Ribeira abriga atividades portuárias que, no passado, se constituíam na própria afirmação de sua existência, como atividade polarizadora do comércio na área e de serviços de apoio. A redução desta atividade portuária provocou o esvaziamento econômico na região. No presente momento, com o generalizado crescimento da atividade exportadora no território nacional, o Porto de Natal recupera sua importância e já tem previsão de expansão.
O Bairro da Ribeira também abriga a indústria pesqueira natalense, em franca expansão. Contudo, falta um terminal pesqueiro apropriado, pois, na prática, as diversas instalações de descarregamento e processamento de pescados existentes são improvisadas.
O conjunto de instalações atualmente existente, em Natal, para o atendimento aos barcos de pesca industrial, localiza-se à montante do porto comercial, na faixa que vai desde o antigo Centro Náutico Potengi (ou do cais comercial do porto) até a proximidade da Capitania dos Portos, na extensão de cerca de 385m.
A rua Chile e a Avenida Tavares de Lira servem para as operações de descarregamento de caminhões frigoríficos e carregamento de containeres.
A rua Chile é uma via urbana de caixa estreita, cortada pela antiga linha férrea de acesso ao porto, sem utilização há mais de cinco anos. A via não dispõe de passeios com largura mínima adequada, é utilizada para estacionamento de veículos e sofre obstrução, por longos períodos, provocada pelas manobras de caminhões e veículos leves.
Projeto do Largo do Teatro Alberto Maranhão / Rodoviária Antiga.
A reestruturação do Largo do Teatro Alberto Maranhão possibilita o ressurgimento de um grande espaço público – que a cidade reclama, e dá partida ao processo de revitalização da área do bairro, por ser o pólo mais importante do corredor histórico-cultural da cidade.
São objetivos do Projeto Largo do Teatro: reestruturação e re-agregação das Praças Augusto Severo, área da Rodoviária Antiga e Largo D. Bosco, voltando o trecho à sua conformação primeira. Um novo plano viário possibilitará a plena integração ônibus-trem-barco para a área.
Entende-se que o incentivo à criação de um espaço de integração multimodal, no bairro, poderá desempenhar papel importante para a revitalização da área, considerando que parte da população trabalhadora das áreas centrais de Natal, chega ao serviço via trem urbano e ônibus.
De fato, é marcante a presença setor Transporte no Bairro da Ribeira. É lá que estão localizados o Porto da Cidade de Natal, a principal estação ferroviária da cidade e a antiga estação Rodoviária que, mesmo tendo sido desativada, continua sendo o ponto final de muitas linhas de ônibus.
A PAZ DO SENHOR! Rafael Jácome
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