Irmão Rafael Jácome
Os Medos e os Persas foram dois povos que se introduziram no planalto do Irã, dominaram e conquistaram todo o Oriente Próximo – o Crescente Fértil, o Egito e a Ásia Menor. Apareceram no Irã no segundo milênio a.C.. Integravam um grupo maior de tribos indo-européias que moravam nas estepes orientais do mar Cáspio e se davam o nome de árias ou arianos (que significa “nobres”).
Os medos se estabeleceram na parte noroeste, perto da Assíria; os persas ocuparam a região meridional, às margens do golfo pérsico. Em 606 a.C. o rei medo Ciáxares, aliado a Nabopalassar (rei dos caldeus), destruiu Nínive e o império assírio, tornando-se num dos grandes Estados do Oriente.
Cinquenta anos após a queda de Nínive, o chefe persa Ciro venceu o rei medo Astiages (550 a.C.) e estabeleceu a hegemonia persa e lançou os alicerces de um grande império. Em quarenta anos de conquistas, três monarcas persas – Ciro, Cambises e Dario I – criaram um vasto império, que ia da India até o Egito. Dario I penetrou na Europa e chegou até o Danúbio. Mas, quando quis conquistar a Grécia, foi derrotado na célebre batalha de Maratona (490 a.C).
Os reis persas eram denominados de Rei dos Reis, possuíam cortes numerosas, o luxo deslumbrante, um cerimonial severo (obrigação de prosternar-se perante o rei), seus domínios eram absolutos e quase sobrenaturais. Dario I foi o grande organizador do império e mais humanitário e mais benéfico que os anteriores impérios orientais. Em todos os seus domínios, as condições de vida melhoraram. As peculariedades dos povos submetidos eram respeitadas, sobretudo suas religiões e seus costumes.
DEUS É FIEL! Rafaelj Jácome
Nenhum comentário:
Postar um comentário