sábado, 22 de janeiro de 2011

A RELIGIÃO PERSA

Irmão Rafael Jácome

        A religião persa teve origem com divindades que exigiam oferendas e sacrifícios. Entretanto, Zoroastro - personagem semilendário - pregou e impôs uma nova religião. A sua doutrina foi recolhida num livro, o Zend-Avesta.

        A religião de Zoroastro baseia-se na existência de dois princípios antagônicos e inimigos, o Bem e o Mal, representados por espíritos bons e maus.A luta constante entre os deuses representantes do Bem e do Mal origina todas as alternativas da vida do universo e da humanidade. A vitória final será do deus Ormuz diante de Arimã (Mal), onde começará na terra, uma vida inteiramente feliz, sem a ação perturbadora de nenhum espírito maléfico.

        Este conflito entre o Bem e o Mal, entre o primeiro criador e o segundo destrutor, repete-se na alma humana. A religião de Zoroastro é muito superior aos cultos mesopotâmicos, apresentava um elevado valor ético. A sua doutrina afirmava a imortalidade da alma e o julgamento desta no além túmulo. De acordo com seus méritos e deméritos, a alma era encaminhada ao mundo dos justos (paraíso), à mansão "dos pesos iguais" ou as regiões da escuridão eterna (inferno). Os cadáveres não eram sepultados, nem queimados, nem atirados ao rio - pois profanariam a terra, o fogo ou a água.  "Deixavam expostos em altas torres, a céu aberto. Os corpos dos justos secariam e salvar-se-iam da destruição; os dos injustos seriam devorados pelas aves de rapina." (Idel Becker - História da Civilização Ocidental, p.78 -C.E.N)

DEUS É FIEL!                                  Rafael Jácome

Nenhum comentário: