Irmão Rafael Jácome
Jz 13.5 - Porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus.
Hoje me perguntaram sobre o que era Nazireu, devido ao seriado Sansão e Dalila que está passando na TV e um amigo teve esta dúvida. Como a mídia distorce a realidade, pesquisei melhor e encontrei ajuda na Pequena Enciclopédia Bíblica.
O termo significa que a pessoa é consagrada a Deus por um voto especial, feito por ela mesma ou por seus pais. Para cumprir o voto de nazireu, a pessoa tinha de (1) abster-se de bebida forte e de todo o produto da vinha, (2) não rapar a cabeça, mas deixar crescer livremente a cabeleira, (3) não se aproximar de um cadáver, nem quando morresse parente mais chegado. A lei do nazireado, Nm 6.1-21. O voto de nazireu era, geralmente, por certo período de tempo, ou, como do caso de Sansão, por toda a vida, Jz 13.5,7; 16.17.
Os nazireados não eram eremitas, mas viviam em contato com a sociedade humana. A mãe que dedicava seu filho, antes de ele nascer, para ser nazireu, cumpria a lei dos nazireados, Jz 13.5,7; 1 Sm 1.11,28; Lc 1.15.
Encontramos alguns nomes consagrados como Samuel, mas não continuou nazireu e, talvez, nem João Batista. Os nazireus eram muito mais numerosos do que o que geralmente parece. Em Amós 2.11 encontramos; "Dentre os vossos filhos, suscitei profetas e, dentre os vossos jovens, nazireus. Não é isto assim, filhos de Israel? —diz o Senhor." Gente profana no tempo de Amós tentou induzir os nazireus a violarem seus votos, forçando-os a beber vinhos (Am 2.12).
Parece que tanto Paulo com os quatro homens em Jerusalém fizeram votos de nazireu, At 18.18; 21.23-26 - " Faze, portanto, o que te vamos dizer: estão entre nós quatro homens que, voluntariamente, aceitaram voto." É bom lembrar que não se deve confundir nazireu com nazareno .
JESUS TE AMA! RAFAEL JÁCOME
Nenhum comentário:
Postar um comentário