Irmão Rafael Jácome
Meus caros e queridos irmãos, vocês com certeza já perceberam que as notícias ruins sempre são motivos de aumentar a nossa adrenalina, a molécula da ação, que faz o nosso organismo se preparar para as situações de perigo ou de alerta. No aspecto espiritual, “turbinados” pela adrenalina, reagimos de maneiras diferentes nas diversas circunstâncias que vivemos: duvidamos de Deus; separamos dos nossos amigos, familiares, trabalho; isolamos-nos; somos agressivos, insolentes, brutos, ... Enfim, saímos do estado de “Graça” com Deus e nos afastamos da Sua Vontade.
Mas será que as notícias ou fatos ruins não são permitidos por Deus?
O apóstolo Paulo foi bastante claro quando atesta em Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” É o convite para entendermos que Deus está no controle de tudo. Quando nos deixamos levar pelas emoções, podemos fazer as escolhas erradas, portanto, é necessário entender que tudo é permitido pelo Senhor “que faz todas as coisas” (Ec 11.5). O equilíbrio emocional e racional é importante para não sairmos dos raios do Pai Eterno, e, consequentemente, somente na unidade e na disciplina realizaremos as ações corretas.
“Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso.” (Jó 5.17) Eis o segredo de tudo: confiarmos no Senhor. Porém, meus queridos amigos, mesmo quando erramos, fazendo escolhas contra a vontade de Deus, nos levando a fracassos e derrotas, Ele nos perdoa e nos dá uma nova chance. Deus não nos frustra e sabe que somos passíveis de fracassos e nos aceita como somos. “O Senhor continua esperando porque ele quer ser bondoso e ter compaixão de vocês; pois ele é Deus que faz o que é direito. Felizes são aqueles que põem a sua esperança nele!”(Isaías.30.18)
Numa analogia com a adrenalina, a de Deus é o seu perdão, o amor, a restauração, a paz, a concórdia, e melhor ainda, nos usa para glorificar seu nome e expandir seu Reino. “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.” (2 Co 4.16-18)
DEUS É FIEL! Rafael Jácome
Nenhum comentário:
Postar um comentário