quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Liderança Cristã, as Autoridades e o Povo.

Por Rafael Jácome


     O cristão quando chamado a exercer uma atividade política, ele deve entender que exercerá uma liderança acima de tudo espiritual. A sua vivência evangélica será o diferencial da sua experiência profissional, tendo em vista que o exercício da liderança espiritual é diferente das idéias que o mundo tem sobre o exercício da liderança. A primeira atitude do líder cristão é distinguir o seu papel de cidadão (pessoal),  do seu lado profissional: na diversidade ambas complementam suas atitudes, comportamentos e decisões. Não pode misturar as coisas!
 
     O caráter do líder cristão é determinante para o seu sucesso pessoal e na relação com as autoridades ordenadas por Deus, isto dá visibilidade a sua maturidade espiritual. Ter clareza em sua vida de perceber que representa a Deus quando exerce o status de lider, pois é Ele que dá esta autoridade e honrar o Senhor, para que possa receber os galardões e o povo ser abençoado. Devido a nossa natureza humana que é pecaminosa - em rebelião contra Deus -, geralmente o líder não sabe relacionar-se com as autoridades e muitas vezes a relação é transformada em idolatria e os seus atos em iniquidade.
 
    Toda a autoridade é constituída por Deus e deve ser respeitada, porém não mais honrada do que a Deus ou à sua Palavra. A lealdade é fator primordial para conquistar tanto a relação com as autoridades como a do povo. E um ponto fundamental nesta relação é saber o momento de falar: dominar a língua implica em obediência a Deus e ao invés de dizer aos outros coisas que não serão construtivas, relate a Deus. Não pode julgar as autoridades, mesmo que pareçam errados, entretanto, é necessário interceder por eles e deixar que Deus os julgue. A intercessão significa oração, não existe liderança cristã sem a oração. Portanto, o líder cristão deve orar por suas autoridades e pelo povo. No contraditório o melhor caminho é o diálogo!
 
     A caracteristica principal do líder cristão é a sua humildade. Quando exerce a liderança com simplicidade, é capaz de ouvir as pessoas, não dá espaços para o desprezo ou arrogância e não há acepções de pessoas. Todos, sem excessões, são importantes para Deus, até os adversários. Um bom líder cristão é aquele que sabe ouvir o Senhor. Que Deus constitua autoridades verdadeiramente cristã.
 
    

Nenhum comentário: