segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Touro e o Homem

Contos Tradicionais do Brasil para Crianças


      Um touro, que vivia nas montanhas, nunca tinha visto o homem. Mas sempre ouvia dizer por todos os animais que era ele o animal mais valente do mundo. Tanto ouviu dizer isto que, um dia, se resolveu a ir procurar o homem paara saber se tal dito era verdadeiro.
 
      Saiu das brenhas, e, ganhando uma estrada, seguiu por ela. Adiante encontrou um velho que caminhava apoiado a um bastão.
      Dirigindo-se a ele perguntou:
      - Você é o bicho homem?
      - Não! - respondeu o velho - já fui, mas não sou mais!
      O touro seguiu e adiante encontrou uma velha:
      - Você é o bicho homem?
      - Nâo! sou a mãe do bicho homem!
      Adiante encontrou um menino:
      - Você é o bicho homem?
      - Não! Ainda hei de ser, sou o filho do bicho homem.
      Adiante encontrou o bicho homem que vinha com bacamarte no ombro.
      - Você é o bicho homem?
      - Está falando com ele!
      - Estou cansado do ouvir dizer que o bicho homem é o mais valente do mundo, e vim procurá-lo para saber se é mais do que eu!
      - Então, lá vai! - disse o homem, armando o bacamarte, e disparando-lhe um tiro nas ventas.
      O touro, desesperado de dor, meteu-se no mato e correu até sua casa, onde passou muito tempo se tratando do ferimento.
      Depois, estando ele numa reunião de animais, um lhe perguntou:
      - Então, camarada touro, encontrou o bicho homem?
      - ah! Meu amigo, só com um espirro que ele me deu na cara, olhe em que estado fiquei!
 
 
Este conto é popularíssimo em todo o norte do Brasil. Ocorre com outros animais, como a raposa ou o lobo, nas tradições orais da Alemanha, Estônia, Finlândia, Lapônia, Dinamarca, e entre os negros norte americanos.
     

Nenhum comentário: