quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

INOVAÇÃO UMA NECESSIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA

PALESTRANTE: Prof. Rafael Jácome         TEMA 6
          Assim como as empresas privadas buscam inovações em seus produtos e serviços com o objetivo de atender a demanda colocada pela sociedade e pelos mercados, o setor público também deve se destacar na inovação dos seus serviços. É esta uma das principais necessidades de uma gestão local contemporânea e um diferencial na avaliação positiva das Administrações Municipais.
          Pode-se afirmar que os agentes públicos municipais estão sempre atento às inovações, que se originam em outros municípios e cidades, das próprias comunidades, das instituições de ensino e pesquisa ou do setor privado, no Brasil, na América latina ou em outros países. Muitas são as experiências de resultados de projetos positivos que temos nas cidades do país e sempre inovadoras. Visitas técnicas, participação em exposições e feiras, participação em seminários, conferências e debates, e celebração de acordos de cooperação são as mais comuns.
          As inovações introduzidas na gestão local, desde as mais simples, como por exemplo, as cooperativas de catadores de lixo - parte de uma solução integrada para os lixões, a qual vem sendo adotada em muitas cidades brasileiras; às mais complexas, como os cadastros municipais georreferenciados. Em suma, as inovações são necessárias e indispensáveis para as adaptações do contexto local, e, define a característica de um bom administrador municipal, responsável pela formação e manutenção de um ambiente de governo que permita o surgimento e a circulação de novas idéias e propostas de ação.

Bibliografia
Marlene Fernandes - Desafios Atuais da Administração Municipal - Material da Fundação Ulisses Guimarães e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) - Módulo 1 - Curso Para Gestores Públicos Municipais.



Nenhum comentário: